Mosaiko realiza visita ao Grupo Comunitário do Bairro da Graça

Com o apoio da União Europeia.

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania realizou uma visita de assessoria ao Grupo Comunitário do Bairro da Graça, em Benguela, que apresentou cinco casos de violação dos Direitos Humanos.

A visita foi feita pelo assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos, José Samoko, no passado dia 30 de Julho, e teve a participação de seis pessoas, sendo três mulheres e três homens.

Segundo o assessor, o grupo apresentou quatro casos de violação dos Direitos Humanos, nomeadamente, casos de violência doméstica, o atraso de salário de um jovem que trabalhava num cyber café e não recebe há cerca de seis meses, abuso sexual, e a não prestação de alimentos. O caso de violência doméstica foi resolvido, entretanto, os três restantes serão encaminhados às instituições de Direito locais.

Objectivos da Visita

Conforme explicou o assessor, este encontro procurou analisar com o grupo o actual ponto de situação, de acordo com o seu plano de actividades. Foram também analisados os efeitos e os benefícios das formações que os representantes do grupo têm participado, tais como: O Encontro Nacional Aprendendo Juntos; a Formação Jurídica Básica; e a Formação sobre Resolução de Conflitos.

Sobre o Grupo Comunitário

O Grupo já existe há oito anos, actualmente é coordenado por Generosa Baptista e conta com a participação de pessoas que representam as organizações públicas e privadas do bairro. Entre as principais actividades estão: A realização de palestras em escolas, hospitais e igrejas; reuniões com os responsáveis das instituições locais; teatro na linha da educação social; acompanhamento extrajudicial de casos; e formações sobre Direitos Humanos nas escolas e igrejas.

Esta visita teve o apoio da União Europeia.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito