Mosaiko realiza Formação sobre Resolução de Conflitos

A formação vai contar com a participação de membros dos Grupos Locais de Direitos Humanos

Mosaiko | Instituto para a Cidadania realiza, de 6 a 10 de Novembro, o II Módulo de Formação sobre Resolução de Conflitos, na Casa de Espiritualidade das Irmãs Mercedárias, em Viana. A formação vai contar com a participação de 21 membros dos Grupos Locais de Direitos Humanos de oito províncias do País: Malange, Huila, Benguela, Cuanza-Norte, Cuando-Cubango, Luanda, Moxico, e Lunda-Norte.

A Formação sobre Resolução de Conflitos visa capacitar os membros dos Grupos Locais de Direitos Humanos (GLDH) para prestarem serviços de informação, aconselhamento jurídico e/ou mediação de conflitos, aplicando os conhecimentos e técnicas aprendidos na formação. Este módulo vai ser facilitado pela assistente social Carlinda Monteiro.

Segundo o director administrativo do Mosaiko, frei Mário Rui, a instituição sentiu a necessidade de contribuir na capacitação dos membros dos GLDH no âmbito da resolução de conflitos, pois, muitas vezes, estes resolviam-nos nas comunidades de maneira empírica. Daí a necessidade sentida pelo Mosaiko de capacitar-lhes metodologicamente para uma melhor intervenção na resolução dos conflitos, disse.

A formação compreende dois ciclos (um em 2017 e o outro em 2018), e cada ciclo corresponde a dois módulos. O primeiro módulo do ciclo primeiro foi realizado de 28 de Fevereiro a 4 de Março deste ano. Nesse período, os membros dos Grupos Locais de Direitos Humanos adquiriram conhecimentos e técnicas para que pudessem contribuir eficazmente na resolução de conflitos nas suas comunidades. Já neste II Módulo a formação vai ser, fundamentalmente, para recolher experiências dos que participaram no primeiro e fornecer-lhes Know-how para que os grupos sejam cada vez mais capazes, disse o frei Mário.

A equipa do Mosaiko está constituida pelos assessores Djamila Ferreira, Filipe Cândido, José Samoko, a voluntária Maria de Lourdes e o Osvaldo Tomás que apoia na logística

Esta actividade conta com o apoio da União Europeia e Embaixada da Suiça em Angola

Mosaiko 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito