Mosaiko participa na 6ª Conferência Anual sobre os Direitos das Crianças

frei Mário Rui fala sobre as consequências do Trabalho Infantil

consequências do Trabalho Infantil

29 Julho

Luanda

O Mosaiko participou, no dia 29 de Julho, no Hotel Skyna, em Luanda, na 6ª Conferência Anual sobre os Direitos das Crianças, realizada pelo Movimento Solidariedade em Acção (MSA) sobre o assunto: Trabalho Infantil – Caso de Angola.

Três temas constituíram os três painéis do encontro: o quadro social como factor de promoção do trabalho infantil; consequências para as crianças, as famílias e a sociedade; o regime legal e a intervenção do Ministério Público na protecção do interesse das crianças no âmbito do trabalho infantil.

Convidado para falar sobre as consequências do trabalho infantil para as crianças, as famílias e a sociedade, o director administrativo do Mosaiko, frei Mário Rui, começou a sua comunicação apontando algumas causas do trabalho infantil, tais como: desestruturação familiar, falta de políticas de apoio às famílias com dificuldades económicas, ausência de creches, escolas e ocupação de tempos livres com apoio alimentar, falta de enquadramento legal adequado, inspecção e punição exemplar, entre outras.

Durante a sua comunicação, o frei Mário Rui apresentou cerca de 15 consequências, dentre elas: as debilidades no desenvolvimento físico, psicológico, escolar e social da criança, a reprodução do ciclo de pobreza e trabalho infantil pelos descendentes da criança vítima, perda de recursos humanos qualificados e baixo nível de desenvolvimento humano.

O encontro reuniu pessoas de diferentes estratos sociais e faixas-etárias. A conferência foi equilibrada em termos de presenças, pude notar tantas mulheres quanto homens; crianças, adolescentes e adultos também participaram da actividade, disse o frei.

Neste caso, entende o director administrativo do Mosaiko, o governo deve dar apoio às organizações que ajudam na prevenção e combate ao trabalho infantil e às de acolhimento de crianças, bem como criar condições para que as famílias consigam sustentar as crianças sem recorrer a esta prática.

O frei Mário Rui disse esperar que os que participaram na conferência tenham um compromisso maior no combate ao trabalho infantil, tanto a nível institucional como pessoal.

Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito