SEMINÁRIO: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Realizou-se na Jamba Mineira um seminário sobre Violência Doméstica, organizado pelo Subnucleo de DH.

seminário sobre Violência Doméstica

21 a 22 de Fevereiro

Jamba

O mundo tem registado as principais guerras da história e a sua maior consequência foi destruir o que temos de comum “a humanidade”. Angola viveu uma longa fase de guerra, não contra um Estado, mas entre os seus filhos.

Em Tchamutete, uma comuna do município da Jamba, as famílias suspiram pela paz, as famílias têm extrema necessidade de paz porque estão a vivenciar o fenómeno da Violência Doméstica que está a vitimar os membros da família e a contribuir claramente para a sua divisão e destruição das relações familiares.

Tendo em conta este problema, o grupo local de Direitos Humanos organizou um seminário sobre Família e Violência Doméstica naquela região, proporcionando assim um momento de aproximação entre os seus munícipes para debater, reflectir e controverter sobre este fenómeno que assola e preocupa a família e o Estado.

Militares, professores e funcionários da Administração compuseram o leque do grupo alvo beneficiado pela formação onde trabalharam em grupo com a finalidade de construir uma árvore de problemas sobre a origem, consequências e as formas de resolução dos problemas existentes nas famílias locais. Do pacote preparado para facilitar a formação, a violência física, sexual, patrimonial e o abandono familiar são os aspectos que mais preocupavam os participantes e que motivaram um debate caloroso entre os mesmos durante a formação.

A equipa de Mosaiko estive composto pelos assessores em Direitos Humanos, DJamila Ferreira e António Ebo. O Nicolau Madeca apoiou na logística.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito