Dia Mundial das Nações Unidas

Um compromisso global para a união e o desenvolvimento das nações

O Mundo precisava que os Estados tivessem um centro de relação, regulamentação, estudos e fiscalização das actividades nacionais e internacionais

A Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, celebra o seu aniversário a 24 de Outubro. Há mais de sete décadas que esta organização intergovernamental, e de intervenção mundial, tem vindo a trabalhar, fundamentalmente, para a manutenção da paz no mundo, a protecção dos Direitos Humanos e para amenizar as desigualdades sociais.

A ONU é uma organização que nasceu no momento certo, motivada pela Primeira Grande Guerra e, principalmente, pela Segunda Guerra Mundial. A morte de milhões de pessoas humanas, as destruições de infraestruturas, a deterioração do planeta, provocados pelos desentendimentos entre as nações, constituem as mais argumentáveis razões da criação da Organização.
A princípio, a 24 de Outubro de 1945, 51 Estados decidiram se unir para pôr fim aos principais problemas da época pós-Segunda Guerra Mundial e para garantir a união entre as nações, a partir da assinatura da denominada Carta das Nações Unidas. Hoje fazem a Organização das Nações Unidas 193 Estados, ela está constituída por seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, Conselho de Direitos Humanos, O Secretariado e o Tribunal Internacional de Justiça.

Os compromissos assumidos pelos países, regularmente, através da ONU, em convenções, declarações, protocolos e outros documentos, têm servido de grande estímulo para um contacto permanente entre as nações e o consequente desenvolvimento. Os esforços das Nações Unidas para a solidificação de uma cultura de paz entre as nações têm surtido grandes efeitos, com a facilitação do diálogo entre países e grupos em conflitos.

O Mundo precisava que os Estados tivessem um centro de relação, regulamentação, estudos e fiscalização das actividades nacionais e internacionais, e daí, em boa hora, surgiu a Organização das Nações Unidas, que através dos seus vários programas ou organismos intergovernamentais (como a Organização Internacional do Trabalho – OIT, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, a Organização Mundial da Saúde – OMS, só para citar alguns) tem contribuído grandemente para a construção de uma humanidade que viva e que se sustente nas suas boas obras para a criação de um Mundo melhor para todos.

Bem-haja as Nações Unidas!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito