Um sistema eficaz de apoio aos sobreviventes de violência sexual

Encontro

Mosaiko

Não são conhecidos sistemas ou estratégias concretas que visem apoiar os que sobrevivem à violência sexual em Angola e, por essa razão, o Mosaiko|Instituto para a Cidadania decidiu reunir técnicos de vários sectores no passado dia 24, em Luanda.

Depois da Conferência Internacional sobre o Papel dos Sistemas de Justiça no Combate ao Abuso Sexual que decorreu em Setembro do ano passado, tornou-se pertinente organizar um primeiro encontro técnico para “definir os passos seguintes para a efectivação de um sistema de suporte aos sobreviventes de violência sexual, com a co-responsabilização de todos os sectores”, lê-se no programa do encontro.

Esta procura conjunta de um sistema, iniciou-se com uma questão concreta: O que existe neste momento para apoiar os sobreviventes? Os técnicos, representantes do Tribunal Constitucional, Provedoria de Justiça, Ministérios do Interior, da Justiça e Direitos Humanos, Instituto Nacional da Criança, Ordem dos Médicos, psicólogos, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e organizações a sociedade civil, chamados para reflectir, notaram logo à partida, a necessidade de articular os serviços e de desenvolver um sistema multisectorial.

As dinâmicas usadas neste encontro, além de permitirem detectar os problemas e falhas, possibilitaram o contacto entre os técnicos, conhecer o trabalho que cada um desenvolve nos seus sectores e identificar eventuais sinergias que poderão melhorar o apoio aos sobreviventes de violência sexual.

No final deste primeiro encontro, o Mosaiko desafiou os  técnicos a estabelecerem o compromisso de reportar as dificuldades e problemas identificados aos diferentes departamentos que representam para que além de questões concretas, num próximo encontro sejam também debatidas respostas, ideias ou estratégias.

Juntos por uma Angola melhor!

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito