PROMOTORA DE JUSTIÇA E PAZ DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DOMINICANAS VISITA O MOSAIKO

A organização acompanha a acção dos dominicanos em 110 Países

IRMÃS DOMINICANAS

2 de Maio

Viana | Estalagem,

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania recebeu na manhã desta terça-feira,2 de Maio de 2017, a visita da Promotora Internacional de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), da organização das Irmãs Dominicanas Internacionais (DSI), Irmã Celestina Veloso Freitas, ela é missionária, brasileira e actualmente vive em Roma, na Itália.

O encontro decorreu na sala de reuniões, e contou com a presença das equipas dos departamentos: de Informação e Edições; Departamento de Justiça e Direitos Humanos, Biblioteca e Direcção do Mosaiko, com o propósito de compartilhar informações e experiências que a irmã Celestina tem junto das Congregações Dominicanas e também conhecer o serviço que o Mosaiko promove em Angola.

Durante a visita, a irmã falou sobre o serviço que desempenha junto às 147 Congregações que fazem parte da família Dominicana, que estão presentes em 110 países. Segundo ela, a sua missão neste momento é contribuir junto com as irmãs, na animação, promoção, solidariedade, formação e comunicação da justiça e paz. Nossa missão é estar com o povo, promover um mundo mais misericordioso fomentado pela justiça, paz e integridade da criação, assim como os direitos Humanos, em especial das mulheres, afirma a irmã.

Questionada sobre os desafios actuais no que diz respeito aos Direitos Humanos, a irmã Celestina ressaltou: hoje o tráfico de seres humanos, o fenómeno das migrações, as violências, o analfabetismo, são nossas principais preocupações e estas devem constituir inquietação de todas as sociedades, afirmou a promotora.

Os coordenadores das Equipas dos Departamentos do Mosaiko, puderam apresentar à irmã, alguns dos trabalhos que realizam, dentre os quais destacam-se: Formação com Grupos Locais dos Direitos Humanos, Criação e edição de materiais; incentivo à leitura e pesquisa; e na senda dos 20 anos do Instituto há uma série de actividades voltadas para a promoção dos Direitos Humanos em Angola, com isso, o Mosaiko está a realizar concursos de fotografia, teatro, designer para a criação do selo dos 20 anos (que já esta pronto), música, jogos didácticos para os estudantes, entre outras actividades.

Ao finalizar a reunião, irmã Celestina parabenizou as equipas e destacou a importância do serviço que Mosaiko promove. Essas práticas são maneiras de irradiar o bem pelo mundo com a convicção de que não estamos sozinhos, concluiu ela.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito