O Projecto de Alfabetização de jovens e Adultos Muntuê, Muxima, Moko e Malu (4Ms), no Cazenga realiza nos dias 11 e 12 de Maio, o seminário de formação sobre: O papel do educador na construção da democracia e e o compromisso com a transformação social. O encontro é facilitado pela coordenadora da Biblioteca do Mosaiko| Instituto para a Cidadania, irmã Cecília Prudêncio.
A actividade formativa foi pensada a partir das reflexões feitas pelos próprios alfabetizadores e alfabetizadoras, tendo em conta o contexto que vivemos,numa altura em que se aproximam as eleições gerais em Angola. Participam do encontro alfabetizadores e professores da Escola Primária Santa Madalena e de escolas vizinhas, num total de 40 de pessoas.
A Irmã Cecília Prudêncio afirma que um dos objectivos do encontro é reflectir e dinamizar ideias sobre a qual a Democracia é uma responsabilidade de todos nós, e que estamos a ajudar a formar as pessoas, a responsabilizar sua participação na construção de uma Angola melhor. Questionada sobre a sua visão em relação ao processo democrático em Angola, a coordenadora acredita que a democracia é um processo lento, e que este é um trabalho que está a ser feito pelas organizações da sociedade civil, e que ainda temos muitos desafios das práticas democráticas, não só a nível de governo senão a nível das bases.
Sobre a Formação
O Projecto de Alfabetização de Jovens e Adultos (4Ms), são nomess originários das línguas Kimbundo e kikongo, os quais significam: Muntwê =Cabeça, Muxima=Coração, Moko= Mãos e Malu=Pernas. O Projecto é coordenado pelas Irmãs Catequistas Franciscanas e tem como objectivos: Fortalecer e ampliar a formação das pessoas a partir de uma metodologia de educação popular, tendo em vista a qualificação e compromisso com uma educação participativa, inclusiva e libertadora. Ao todo, o Projecto conta com seis núcleos que contemplam o primeiro, segundo e terceiro módulo de Alfabetização, dos quais incluem as classes (séries) primárias ,da primeira a sexta (classe).