Ecologia doméstica: Um País para os nossos netos

Enquanto direito, devemos ter um ambiente saudável

ECOLOGIA DOMÉSTICA

Viana | Estalagem,

A preservação do ambiente é um assunto que tem merecido muitos debates a nível nacional e internacional. A questão tem sido muito mais lembrada no mês de Junho, pois, no dia 5 deste mês, comemora-se o Dia Mundial do Ambiente e da Ecologia.

Recentemente, 50 cidadãos, vindos de diferentes pontos de Luanda, discutiram o tema Ecologia Doméstica: um país para os nossos netos. O encontro decorreu das 9 horas e 30 minutos às 12 horas do sábado 13 de Maio, no Jango do Mosaiko, e foi moderado pelo ambientalista Vladimir Russo.

A problemática da gestão do lixo, a higiene doméstica e comunitária e a saúde individual e das famílias foram alguns dos vários assuntos reflectidos. Durante o debate, os participantes também apresentaram as suas experiências no tratamento dos resíduos e a consequente preservação da saúde.

Cuidar mais do ambiente é possível

Algumas pessoas contaram-nos as suas experiências e fizeram apelo às famílias.

José Domingos falou da sua experiência na sensibilização dos outros cidadãos na gestão do lixo, durante o ano 2015 e, fez-se valer do período eleitoral que vive o país para apelar ao próximo governo a não deixar para última instância as questões do meio ambiente. O participante apela às famílias a tomarem cuidado com o tratamento do lixo.
Berta Jacinto, responsável de família, disse ser necessário que a informação sobre a ecologia doméstica chegue a mais famílias e manifestou o interesse de passar os saberes apreendidos no debate para as suas vizinhas. A moradora de Viana disse que as famílias precisam de conhecer o assunto para ganharem a consciência da preservação do ambiente.

O cidadão António dos Santos disse sentir a necessidade de mais organizações de defesa do ambiente e manifestou o interesse de fundar uma associação de preservação do meio e da saúde na sua comunidade.

Para o jovem José Machado, aquele foi o primeiro encontro sobre a ecologia doméstica em que participou e pensa tomar atitudes de sensibilização ambiental. Vou procurar despertar mentes no meu bairro, influenciar pessoas para que realmente tenhamos um país para os nossos netos, disse o estudante.

Os debates acontecem nos segundos sábados de cada mês e têm como objectivo contribuir para a formação de uma cidadania activa, onde os cidadãos assumam a responsabilidade civil no desenvolvimento do país, bem como a criação de um espaço para promover a cidadania desde o compromisso, quer individual quer colectivo, dos participantes, assim como desenvolver uma opinião pública séria e fundamentada que promova o respeito à diferença e à tolerância.

O próximo debate está agendado para o dia 10 de Junho com o tema: Ética no Serviço Público.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito