O Dia Mundial do Meio Ambiente

O cuidado do Meio Ambiente responsabiliza-nos com o presente e com o futuro.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 de Junho

Há 42 anos que celebramos a 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas no marco da abertura da Confeência sobre o Ambiente Humano que decorreu em Estocolmo-Suécia.

Ao falar de Meio Ambiente estamos a nos referir ao \”conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas\”. Daí, a importância da tomada de consciência de cada pessoa, colectivo e o Estado para trabalhar na sua conservação e preservação. O cuidado e respeito pelo meio ambiente, não só nos permite criar condições para viver melhor o presente, mas também solidariamente responsáveis com as gerações futuras.

Segundo as orientações das Nações Unidas, os objectivos principais para comemorar este dia são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes activos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Somos testemunhas das mudanças significativas que ocorreram nestes 42 anos na nossa relação com o Meio Ambiente, afirmou Ban Ki-moon, presidente da ONU no balanço do ano de 2013 \”O DMMA de 2013 gerou uma cobertura global ampla que contou com cerca de 200.000 postagens em blogs e 26.000 artigos publicados para o Dia Mundial do Meio Ambiente entre 1 e 10 de Junho\”

No entanto, não podemos esquecer que ainda há muito trabalho a fazer; apesar dos avanços registados a nível pessoal ou colectivo, não podemos dizer o mesmo sobre as políticas do Estado. Observamos com perplexidade como os países desenvolvidos, que na sua maioria são os que mais prejudicam o Meio Ambiente, estão relutantes em tomar as medidas adequadas que facilitem não só o desenvolvimento econômico, mas também o desenvolvimento sustentável para todo o planeta.

Apelamos à sociedade em geral e os educadores em particular para que cada um assuma a responsabilidade de cuidar do Meio Ambiente, desde a parcela que lhe corresponde, podem e deve colaborar na sua preservação e sustentabilidade

 

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito