Dia Mundial do Meio Ambiente

2016 Ano da luta contra o comércio ilegal de animais selvagens

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 de Junho

Luanda

Desde o seu início, em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) desenvolveu-se e tornou-se uma plataforma para a sensibilização e tomada de acção relativamente a assuntos cada vez mais urgentes, desde a poluição marinha ao aquecimento global, passando pelo consumo sustentável e o crime contra a vida selvagem.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais importante de ações positivas sobre o meio ambiente em todo o mundo e é comemorado no dia 5 de Junho. É liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Todos os anos, as Nações Unidas apresenta um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de acções de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema.

Para 2016, o tema abordado é a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres e a escolha para a comemoração da data recaiu para o continente africano.
Em toda a África, mais elefantes foram mortos nos últimos anos do que morreram de causas naturais, e para os elefantes da floresta na África Central e Ocidental, a população diminuiu a uma estimativa de 60% entre 2002 e 2011 que tem sido vitima de caçadores furtivos

No início deste ano, a Angola também se comprometeu a revisar o Código Penal a fim de criar punições mais severas para os caçadores ilegais, como parte dos esforços para reverter o dano causado às populações de vida selvagem.

Tendo em conta o rol de ações tomadas pelo governo para conservar e reconstruir a população de elefantes, Angola foi escolhida como sede para as celebrações do Dia Mundial do Ambiente

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito