Mosaiko| Instituto para a Cidadania recebe visita de escritor brasileiro

A leitura nos ajuda a conhecer um pouco mais da realidade que vivemos

Rodrigo Dias

Viana | Estalagem, Luanda

Na manhã desta última quinta-feira, 24 de Novembro, o Mosaiko, recebeu a visita do escritor brasileiro, Rodrigo Dias. O encontro contou com a presença de mais de 70 estudantes de cinco escolas do Bairro da Estalagem em Viana.
Os participantes foram recebidos pela equipa de organização do encontro, no jango do Mosaiko. A irmã Cecília Prudêncio, coordenadora da Biblioteca do Mosaiko, falou sobre o objectivo desta visita, afirmando que é uma oportunidade para os estudantes conhecerem de perto um escritor e ao mesmo tempo é um momento de motivá-los à leitura
Durante o encontro, o escritor falou sobre A importância da comunicação nas relações humanas e respondeu perguntas feitas pelos estudantes. Ao abordar este assunto ele enfatizou que a comunicação é uma das ferramentas essenciais para a convivência humana e construção da cidadania. A comunicação tem um grande poder. Ela nos faz caminhar, nos ajuda a criar espaços de relação com as outras pessoas e com os demais seres. Tudo o que somos comunica algo.

Sobre o livro

Ao falar do livro, Em tempos de e-mail, cartas para Irene, o autor conta que a experiência de escrever cartas é uma maneira de contrapor a instantaneidade e frieza que os meios e comunicação atuais proporcionam às pessoas. Hoje, a rapidez das tecnologias não preenche as pessoas. Por isso, pensamos em falar das cartas. Cartas exigem tempo, tempo de espera activa, destacou ele.
Quando questionado sobre o título do livro, o escritor respondeu que Irene é um nome sugestivo, que segundo a sua avó, seria o seu nome, se fosse menina. E mais tarde, ele descobriu que na mitologia grega, Irene é a Deusa da Paz. Por isso, deixei este nome Irene. Ela é um projecto de vida, é cada uma e cada um de nós. Irene é uma das faces humanas de Deus, explicou.
Ao concluir o encontro que durou aproximadamente duas horas, o escritor enfatizou que é preciso acreditar nos sonhos, e aproveitar as oportunidades, vocês jovens angolanos são muito capazes. Não permitam que ninguém roube seus sonhos. Inspirem-se nos vossos heróis e heroínas que estão por aí, vivos. Serão vocês quem irão construir a sua própria história.

O escritor baiano Rodrigo Dias, além de ser educador também é funcionário público e participa activamente da vida das comunidades eclesiais de base, na sua cidade.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito