Mosaiko| Instituto para a Cidadania realiza seminário em Benguela

Direitos Humanos e Cidadania

SEMINÁRIO EM BENGUELA

24 a 26 de Novembro

Cubal

O Mosaiko| Instituto para a Cidadania realizará no município de Cubal, um seminário sobre Direitos Humanos e Cidadania. O encontro decorrerá nos próximos dias 24,25 e 26 de Novembro.

Durante os três dias de encontro a equipa de formação do Mosaiko vai reflectir com os participantes diversos assuntos ligados à temática dos direitos e deveres. A Irmã Francisca Imaculada, advogada estagiária do Mosaiko, explica como será a dinâmica do seminário. No primeiro dia, vamos falar sobre o contexto histórico até a Declaração Universal dos Direitos Humanos; quais são os direitos civis e sociais garantidos por lei. E no terceiro dia, vamos abordar os direitos económicos e sociais e identificar as organizações às quais as pessoas podem recorrer para buscar orientação.
A irmã Francisca Imaculada ressalta ainda a importância da participação dos jovens, mulheres e homens das comunidades neste espaço de formação. Só quando as pessoas conhecem os seus direitos e deveres é que elas podem fazer algo e exigir, para melhorar
Para a jovem Daniela Vieitas, voluntária no Mosaiko, a formação ajuda as pessoas a reconhecerem e a ter consciência da sua participação social, este envolvimento tem início, por exemplo; desde os direitos e deveres na família, a liberdade de expressão e o exercício da democracia. Nós tentamos sempre inserir estes aspectos a partir do contexto em que vivem as pessoas nas suas realidades.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito