Dia Mundial da Justiça Social

A justiça social é essencial para a coexistência pacífica dos povos

Reconhecendo a necessidade de promover os esforços para enfrentar questões como a pobreza, a exclusão e o desemprego, em 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 20 de Fevereiro – Dia Mundial da Justiça Social – e foi celebrada pela primeira vez em 2009.

O Dia Mundial da Justiça Social foi criado como um reforço para o estabelecimento das metas propostas pela ONU na Cimeira Mundial do Desenvolvimento Social, em 1995, Cúpula Social de Copenhaga e na Cúpula do Milénio, entre outros fóruns da Organização.

A injustiça social reveste-se de vários aspectos e passa, muitas vezes, pela distinção em função da etnia, do sexo, da religião, mas também das condições económicas e sociais, quase sempre determinadas em função do local de nascimento de cada um. Essa condição de desigual oportunidade de acesso a serviços básicos, como o transporte, o emprego, a segurança e a saúde, rompe o sentimento de pertença que um sujeito tem com o seu meio social. O indivíduo passa a se ver excluído, à margem do mundo social, transformando direitos em privilégios.

Diariamente, são colocadas barreiras às pessoas pela sua condição social e étnica. O próprio sítio onde a pessoa acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consome 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial.

Este dia convida-nos a reflectir sobre a importância desse princípio através das diferentes iniciativas que se realizam pelo mundo para promover a justiça e a igualdade social. A ONU faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais.

A justiça social é essencial para a coexistência pacífica dos povos e para o desenvolvimento social e económico. Assim, quando procuramos promover o respeito ao género, raça, religião, sexualidade, estamos a promover uma maior integração social, fundamental para o desenvolvimento. É preciso exercitar os princípios de justiça social todos os dias, visando uma melhor convivência e maior qualidade de vida.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito