DIA MUNDIAL DA AMIZADE

A amizade segundo o filósofo grego Aristóteles é uma relação específica da vida humana

DIA MUNDIAL DA AMIZADE

30 de Julho

Celebrar este dia é uma oportunidade de agradecer com gestos, palavras ou talvez em silêncio as relações de amizade que ao longo da nossa vida fomos cultivando. A amizade segundo o filósofo grego Aristóteles é uma relação específica da vida humana, é uma característica essencial para uma vida boa e para a felicidade humana.

Os seres humanos são seres relacionáveis. A relação é algo que faz parte da natureza humana. Ao falar de amizade, estamos a falar daquelas relações que se vão moldando ao longo do tempo, relações onde a convivência e a fricção nos fazem descobrir um e outro. Relações onde, mesmo sendo importantes as nossas próprias convicções, somos capazes de colocá-las baixo o olhar daquele a quem chamamos amigo e dar conta que, ainda que não partilhe dessas convicções, ele nos acolhe e nos respeita.

No entanto, hoje, queremos falar da amizade civil. Amizade civil é uma manifestação do princípio da solidariedade que expressa em poucas palavras a exigência de reconhecer no conjunto dos vínculos que unem os homens e os grupos sociais entre si, o espaço oferecido à liberdade para ocupar-se do crescimento comum partilhado por todos.

Hoje o nosso mundo, o nosso meio, nos revela uma quantidade de conflitos sem fim, conflitos intermináveis entre diferentes classes. Muitas vezes testemunhamos a violência de que é capaz o ser humano.

Celebrar este dia pode nos ajudar a recordar que nós, os seres humanos somos capazes de estabelecer relações de amizade que demonstrem o melhor que há em nós. Somos capazes de promover e agir a partir desta amizade civil.

Este dia nos faz recordar que a solidariedade humana é essencial para a promoção da paz e do desenvolvimento sustentável neste dia internacional da amizade cultivemos laços de afectos que fortaleçam a nossa humanidade comum e promovam o bem-estar da família humana -Ban Ki Moon

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito