VISITA GUIADA À 1ª SESSÃO DA SALA DE FAMÍLIA DO TRIBUNAL PROVINCIAL DE LUANDA

A visita teve como finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do módulo II da Formação Jurídica Básica.

SALA DE FAMÍLIA DO TRIBUNAL PROVINCIAL DE LUANDA

29 de Agosto

Tribunal Provincial de Luanda, Luanda

Na sequência da Formação Jurídica Básica orientada pelo Mosaiko| Instituto para a Cidadania, o grupo de 24 pessoas que participou na referida formação beneficiou de uma visita guiada à 1ª Sessão da Sala de família do Tribunal Provincial de Luanda, com o objectivo de consolidarem os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da semana.

O grupo foi recebido pelo Juiz Presidente da 1ª sessão da sala de família, Dr. Sério Taty, que para além de agradecer ao Mosaiko por ajudar o tribunal na divulgação do seu trabalho, explicou aos presentes o objectivo social da 1ª Sessão da Sala de Tribunal de Família consiste em dirimir os conflitos resultantes das relações familiares. E adiantou ainda que os processos que a instituição tem recebido com mais frequência são casos de prestação de alimentos, estabelecimentos da filiação, abandono de menor pelos familiares; abandono do menor ou fuga do menor do seio familiar com prática de actos de vandalismo e casos de julgado de menores.

Também fez parte da actividade, o Magistrado do Ministério Público junto da 1ª Sessão da sala de Família do Tribunal Provincial de Luanda, o Dr. Etelvino Nunes cujo papel é fiscalizar e legalizar os processos e actos praticados e garantir a protecção dos menores.

Os participantes da formação jurídica básica, do Módulo II sobre o direito de família tiveram a oportunidade de serem informados sobre a intervenção de várias entidades relevantes no processo.

De Lembrar que a formação congrega líderes dos diversos Grupos Locais de Direitos Humanos provenientes de diversas províncias (Núcleo Dinamizador dos Direitos Humanos do Cubal; Associação Y.O.V.E; Sub Núcleo da Ganda – Benguela; Associação Verdade, Justiça e Paz do Uíge, Comissão Mista dos Direitos Humanos, Ndalatando, Samba Cajú, Ambaca e Kikulungo – Kwanza Norte; Comissão de Justiça e Paz da Gabela – Kwanza Sul; Comissão de Justiça e Paz do Dundo – Lunda Norte; Núcleo dos Direitos Humanos da Matala, Jamba e Kapelongo – Huíla) com os quais o Mosaiko trabalha.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito