ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS TEM NOVO SECRETÁRIO

António Guterres é o nono homem a ocupar este cargo

António Guterres & Ban Ki-moon

12 de Dezembro de 2016

Eleito por unanimidade pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, é o nono homem a assumir este posto de secretário-geral. A cerimónia de posse, decorreu nesta segunda-feira,12 de dezembro, na sede da organização em Nova Iorque e com a presença de representantes de 193 estados-membros.

O português iniciará o seu mandato de cinco anos, a partir de 01 de janeiro de 2017. Alguns políticos da África Lusófona já declararam apoio ao novo secretário-geral.

Em discurso de aproximadamente 15 minutos o novo secretário-geral das Nações Unidas identificou como prioridade do seu mandato a prevenção de conflitos e defendeu a necessidade de mudanças na organização, após ter prestado juramento perante a Assembleia-Geral.

Guterres também chamou atenção para as ameaças do terrorismo em escala global, declarando-se preparado para a resolução de conflitos.
Ele sublinhou ainda a necessidade de apostar na prevenção de conflitos como a melhor forma de salvar vidas e de reduzir o sofrimento humano.

Actuação no Continente Africano
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, vê como positiva a nomeação de Guterres para as políticas que dizem respeito à África. Esta eleição é muito importante para a África, para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), para Angola e para a comunidade internacional em geral, afirmou Chikoti.

Segundo ele o engenheiro Guterres é um lutador incansável pelas causas importantes da comunidade internacional, particularmente dos refugiados. Temos a certeza que nessa qualidade de Secretário-Geral ele vai olhar muito para África e para Angola em particular. Queremos esperar que ele consiga promover alguns quadros importantes do continente africano, particularmente da lusofonia, declarou o ministro.

O novo Secretário-Geral da ONU considera também que, quanto aos casos de abusos sexuais na República Centro Africana (RCA),o sistema das Nações Unidas não fez o suficiente para prevenir e responder aos crimes de violência sexual e exploração cometidos sob a bandeira da ONU, contra aqueles que era suposto proteger, prometemos trabalhar de perto com os Estados-membros para que a política de tolerância zero seja uma realidade, afirma Guterres.

São grandes as expectativas que recaem sobre António Guterres, que agora ocupa o mais alto cargo da ONU. Com ele, espera-se medidas mais eficazes dessa organização para a crise dos refugiados na Europa, além de mudanças nos quadros internos da ONU para, entre outros aspectos, maior igualdade de género.

De acordo com as Nações Unidas, esta foi a primeira vez que o processo de escolha do Secretário-Geral foi totalmente aberto, com a realização de debates públicos e diálogos com a Assembleia-Geral.

Principais metas de mudanças

Sobre a reforma da organização que vai liderar nos próximos cinco anos, Guterres identificou três prioridades estratégicas: o trabalho pela paz, o apoio ao desenvolvimento sustentável e  agilizar a gestão interna da organização.
Entre as mudanças pretendidas também estão aquelas relacionadas à igualdade de género nos quadros internos da ONU.

Sobre o novo secretário-geral da ONU

António Guterres, é engenheiro, nasceu em Lisboa e tem 67 anos. Ele já foi líder do Partido Socialista português, Primeiro-Ministro de Portugal, Presidente da Internacional Socialista e alto comissário da Agência da ONU para Refugiados, a (ACNUR). Fluente em inglês, francês e espanhol, sempre transitou bem entre os colegas do continente.
Guterres iniciou sua carreira em meio à Revolução dos Cravos, movimento que pôs fim o Estado Novo português (1932-1974), e foi um dos principais líderes do nascente Partido Socialista.
Em 1992, foi nomeado vice-presidente da Internacional Socialista, associação formada por vários partidos socialistas, trabalhistas e social-democratas.

Em outubro (2016), foi eleito por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU para o posto atualmente ocupado pelo sul-coreano Ban Ki-moon.

Fontes: http://www.dw.com/pt-002/guterres-toma-posse-como-secret%C3%A1rio-geral-da-onu/a-36743943

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito