No ano das eleições em Angola, Mosaiko aposta na Educação Cívica Eleitoral

Acreditamos que a formação da Consciência do Cidadão fortalece a democracia

ELEIÇÕES EM ANGOLA

16 a 18 de Fevereiro de 2017

Cazenga | Kalawenda, Luanda

Conhecer bem a realidade do povo, aprender a dar passos na construção dos direitos e deveres, praticar a cidadania de modo positivo, despertar a consciência crítica, estes são os objectivos do Seminário sobre Educação Cívica Eleitoral, que está a decorrer a partir desta quinta-feira,16 até sábado 18 de Fevereiro, no Jango da Promaica na Paróquia de Santa Madalena, Bairro Kalawenda, no Cazenga

Era ainda cedo, quando os moradores, líderes comunitários, as mulheres da Associação Mulheres Raíz da Vida (MRV), Líderes da Pastoral da Criança e estudantes começaram a chegar para participar do seminário.

Eram 9 horas, quando o Vigário Paroquial, Padre Aníbal Martins, fez a abertura e saudou aos participantes dando as boas vindas. Por outro lado, destacou a importância do encontro com as seguintes palavras: Esses encontros que o Mosaiko promove, ajudam o povo a despertar a consciência e a reflectir o seu contexto.

O senhor Miguel João Martins, que participa pela primeira vez num seminário promovido pelo Mosaiko, diz que veio porque o assunto despertou o seu interesse. Ouvir falar sobre educação eleitoral é essencial, pois logo mais vamos escolher os nossos governantes, e precisamos saber fazer isso livremente, comenta Martins. Ele e o seu amigo, Monteiro António esperam que o seminário possa trazer novos conhecimentos para a população.

A advogada estagiária do Mosaiko, Francisca Imaculada explica que a participação de cada pessoa neste encontro é muito importante, pois sabemos, que como cidadãos, temos direitos e deveres, para praticarmos, precisamos conhecer, afirma a advogada.

Sobre o Seminário

A acção formativa é promovida pelo Mosaiko |Instituto para a Cidadania, e conta com uma vasta e equipa de formação integrada pela Assessora em Direitos Humanos, Elsa Teixeira, a Advogada Estagiária, Francisca Imaculada, o voluntário Felipe Cândido e o Osvaldo António Tomás na logística.

Conforme o programa, durante os três dias de encontro os participantes terão oportunidade de reflectir diversos assuntos como: Análise do contexto; Formas de organização política; o processo eleitoral angolano e os agentes eleitorais; Registo eleitoral; Candidaturas e nomeações; Campanha eleitoral; Votação; Apuramento; Reclamação e contencioso e Caminhos para o futuro.
Este seminário é realizado com apoio da União Europeia e dos Países Baixos.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito