Mosaiko | Instituto para a Cidadania, Participou do Encontro de reflexão sobre o casamento infantil e gravidez precoce

União dos Escritores Angolanos, Luanda Mosaiko| Instituto para a Cidadania, foi convidado a participar no encontro para reflexão sobre o casamento infantil e gravidez precoce que decorreu no dia 7...

casamento infantil e gravidez precoce

União dos Escritores Angolanos, Luanda

Mosaiko| Instituto para a Cidadania, foi convidado a participar no encontro para reflexão sobre o casamento infantil e gravidez precoce que decorreu no dia 7 de Julho do corrente ano na União dos Escritores Angolanos .

Organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em Angola (UNICEF),o evento reuniu responsáveis ministeriais, representantes de ONG, académicos, líderes religiosos e jovens estudantes que trabalham para a sobrevivência, protecção e desenvolvimento da criança e que em conjunto analisaram os efeitos adversos do casamento infantil na vida da criança e para a sociedade em geral.

Estiveram em abordagem temas como: Politicas e enquadramento legal, protecção e cidadania, economia e protecção social, saúde e educação das crianças que se casam e engravidam antes da idade adulta.

Dados do UNICEF indicam que mais de 700 milhões de mulheres no mundo se casaram quando crianças e algumas delas antes de completarem 15 anos. Se essa tendência persistir, até 2020, 142 milhões de meninas se casarão antes de completarem 18 anos, e até 2030 o número de meninas casadas antes de atingirem a maior idade chegará a 15 milhões por ano.

O combate ao casamento precoce garante a redução da exposição a violência e ao abuso sexual, permite que as meninas sejam membros mais activos na sociedade, reduz os riscos a saúde incluindo a prevenção do VIH e a morte durante o parto, mantém as meninas na escola e ajuda a quebrar o ciclo de pobreza.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito