Encontro Nacional Aprendendo Juntos 2015

Os participantes vieram de diferentes localidades do país.

APRENDENDO JUNTOS 2015

05-07 de Março

Casa de Espiritualidade-Irmãs Mercedarias, Luanda

Durante a primeira semana de Março, decorreu em Luanda o Encontro Nacional Aprendendo Juntos 2015. Nas palavras dos participantes, o referido encontro constitui uma experiência de enriquecimento para os líderes ou representantes dos Grupos Locais de Direitos Humanos que trabalham em diferentes pontos do país com o apoio do MosaikoÇ€ Instituto para a Cidadania trabalha.

O encontro realizou-se em Viana, na Casa de espiritualidade das Irmãs Mercedárias. Os 27 participantes vieram de diferentes localidades do país, assim estiveram presentes os representantes dos Grupos Locais de Direitos Humanos das províncias do Uíge , Luanda , Benguela, Kuando- Kubango ,Kwanza- Norte, Lunda- Sul, Huíla, Malanje e Kuanza-sul.

O Encontro teve os seguintes objectivos: Aumentar o nível de competências dos grupos para o registo das actividades realizadas por eles, assim como promover uma maior confiança e interacção entre os diferentes GLDH e destes com as instituições do Estado e outros actores sociais. Com o fim de alcançar os objectivos foram abordados os seguintes temas: Concertação de um tema para trabalhar em 2015, Metodologias de Monitoria e Acompanhamento de Casos e Apoio ao Trabalho dos Grupos Locais.

Cada um dos participantes trouxe na bagagem a sua experiência no trabalho em Direitos Humanos. Com base nessas experiências e no contributo do Mosaiko é que se foi construindo o tema a ser desenvolvido no ano 2015: Direitos Humanos na Família, fuga à paternidade e Direitos da Criança.

O Encontro Nacional Aprendendo Juntos foi organizado pelo Mosaiko com o patrocínio da FEC – Fundação Fé e Cooperação, embaixada da Holanda, Instituto Camões e a União Europeia. A equipa de Mosaiko que acompanhou o encontro esteve constituída por: frei Mário Rui, frei Júlio Candeeiro, Domingas da Costa (Assessora Estagiária), Francisca Imaculada (Advogada Estagiária) e Djamila Ferreira (Assessora).

Ao finalizar o Encontro, os participantes deixaram as seguintes recomendações:

  • Reconheço o esforço do MOSAIKO de trabalhar para o bem dos cidadãos e para o país inteiro.
  • Os critérios e processo documental, as inovações aqui verificadas, a nossa gratidão.
  • A metodologia foi boa porque facilitou os grupos a reter a maneira que aqui foi abordado.
  • Sobre o encontro nacional aprendendo juntos é uma boa experiência os orientadores comportaram-se muito bem connosco, espero que continuem assim nos próximos encontros.
Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito