Dia da Criança Africana

É urgente que os filhos do continente berço vivam em países desenvolvidos...

O primeiro dia de Junho é dedicado internacionalmente às crianças e no dia 16 do mesmo mês é celebrado o Dia da Criança Africana.

Em muitos países do mundo, este mês suscita reflexões profundas no seio de académicos, políticos, das organizações da sociedade civil e das populações, em geral, sobre o lugar da criança no desenvolvimento das sociedades, conquistando uma atenção especial, no decorrer dos trinta dias, nas mídias e nas conversas de vária índole.
Há ainda outras notáveis efemérides no mês de Junho voltadas às crianças como o Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão (04.06) e Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (12.06). Estas duas levantam questões que têm particulares incidências na vida de muitas crianças em África. Sobre o trabalho infantil, por exemplo, segundo dados das Nações Unidas, quase metade das crianças vítimas deste acção desumana está em África; fala-se de 72 milhões de crianças vítimas do trabalho infantil no continente.
Este é claramente um sinal de como a África vai deixando cada vez mais em interrogação o alcance do desenvolvimento.
É urgente que os filhos do continente berço vivam em países desenvolvidos, com o necessário bem-estar para as populações. Contudo, é óbvio que este marco só se vai tornar realidade se os investimentos de todo tipo, e em todos os sectores de gestão das nações, tiverem uma atenção especial às crianças, como a garantia do desenvolvimento sustentável.
Os governos africanos devem reflectirem profundamente e agir com certa urgência para tirar os seus povos, sobretudo as crianças, das posições muito críticas em que geralmente se encontram nos relatórios internacionais multisectoriais de análise do estilo de vida e desenvolvimento humano das nações.
De facto, as crianças de todo mundo representam o futuro das nações. A forma como as cuidamos hoje têm uma grande influência na construção das próximas sociedades humanas.

Feliz dia das crianças africanas!

 

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito