Dia Mundial da População com enfoque nos Direitos dos Adolescentes

Investimento na formação integral da menina adolescente é a meta

11 de Julho 2016

A importância das questões relacionadas com a população no contexto e programas de desenvolvimento, a necessidade de se encontrar soluções para todos os seres humanos tomou particular relevo desde 1989, data em que foi instituído o dia mundial da população que celebra-se anualmente a 11 de Julho.

Entre outros objectivos, o dia mundial da população serve para chamar a atenção aos Estados e Organizações internacionais sobre as questões populacionais emergentes. Este ano o tema central é a necessidade de se investir em meninas adolescentes.

A igualdade do género é um assunto a assinalar, mas continuamos ainda com grandes desafios na protecção dos direitos das adolescentes relacionados com a sua discriminação, exploração e pobreza das suas famílias.

O Director do Fundo das Nações Unidas para a população (UNFPA) Dr. Balatunde Osotimehin afirmou que Em algumas partes do mundo, uma menina que atinge a puberdade é considerada por sua família ou comunidade, pronta para o casamento, gravidez e parto. Ela pode se casar e forçada a deixar a escola, o responsável do UNFPA disse ainda que a menina pode sofrer uma problemas de saúde uma vez que torna-se mãe antes do corpo estar pronto para o efeito violando assim os seus direitos humanos.

Para UNFPA, os problemas de saúde reprodutiva continuam a ser a principal causa de doença e de mortes em mulheres em idade fértil em todo o mundo. Cerca de 1,8 mil milhões de jovens chegam à idade reprodutiva, muitas vezes sem os conhecimentos, capacidades e serviços de que necessitam para se protegerem.

Aos Estados cumpre desenvolver particular atenção às adolescentes gestantes visto que, complicações na gravidez e no parto são hoje relatados como sendo a principal causa de morte raparigas entre os 10 os 19 anos, na maioria dos países em desenvolvimento, enquanto que as maiores taxas de doenças sexualmente transmissíveis estão entre os jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos”, disse o chefe da agência da ONU para a população.

Dado o grande potencial que os adolescentes apresentam, é importante a garantia dos seus direitos, apoiando e valorizando as suas iniciativas, esforços, ideias e imaginações com vista a sua integral formação e desenvolvimentos das comunidades em que estes fazem parte.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito