DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objectivos comuns

DIA INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

05 de Julho

Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objectivos comuns que beneficiem a todos.

Tem como características, ser uma sociedade de pessoas cujo objectivo principal é a prestação de serviços. Pode ter um número ilimitado de sócios, o controle é democrático: uma pessoa é igual a um voto. A neutralidade política e não discriminação religiosa, social e racial também fazem parte das características da cooperativa.

Em Angola o cooperativismo existe há muitos anos, sobretudo na área rural porque os camponeses, muitas vezes vulneráveis, compreendem que com a união de esforços é possível conseguir-se situações vantajosas para todos.

Uma lei que regule o cooperativismo em Angola é uma medida certa para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, além de contribuir para uma diversificação da economia do país.

A Aliança cooperativa internacional assinala como lema para este 5 de julho Dia Internacional das cooperativas As empresas cooperativas conseguem o desenvolvimento sustentável para todos  Na sua mensagem encontramos:

Cuidados com a comunidade é um dos valores fundadores do movimento cooperativo e como tal, a necessidade de salvaguardar de forma sustentável umas condições de vida favoráveis para as comunidades constitui a base das acções e a visão de todas as cooperativas. Em termos gerais, a sustentabilidade é a capacidade de apoiar, manter e resistir. Desde os anos oitenta, o conceito evoluiu até significar a inclusão das dimensões ambiental, económica e social. Mais uma vez, as cooperativas aparecem aqui como os antecessores da sustentabilidade moderna. Ao concentrar-se nas necessidades humanas, respondem à crise de sustentabilidade actual e trazem um especial valor partilhado

A ONU pede aos governos que promovam e facilitem o estabelecimento e o desenvolvimento de cooperativas, incluindo adoptar medidas, para que as pessoas que vivem na pobreza ou pertencentes a grupos vulneráveis, incluindo mulheres, jovens, pessoas com deficiência, idosos e povos indígenas, possam participar plenamente e de forma voluntária em cooperativas e satisfazer as suas necessidades de serviços sociais 

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito