Começa um novo ano

Este tempo apresenta-se como uma oportunidade para continuarmos a exercer activamente a nossa cidadania

NOVO ANO 2015

Luanda

Começa um novo ano e com ele queremos renovar o nosso compromisso com a promoção e defesa dos direitos humanos. O ano 2015 aparece com muitos desafios. No seu último discurso à Nação, o Presidente José Eduardo dos Santos disse que 2015 será um ano difícil no plano económico por causa da queda significativa do preço do petróleo bruto. Parece que a tão falada crise também está presente no nosso contexto.

Porem, este tempo apresenta-se como uma oportunidade para continuarmos a exercer activamente a nossa cidadania. Infelizmente, vimos muitas vezes que quando a economia cai, imediatamente se tomam medidas que afectam os direitos fundamentais dos cidadãos, tais como, a saúde, educação, saneamento…

No entanto, acreditamos que o executivo conta com dados que mostram a realidade do país. O censo realizado em Maio de 2014 é um instrumento valioso, uma vez que um dos objectivos era saber quantos somos para distribuir melhor. Esperemos que ao tomar as medidas necessárias para que o país continue em direcção a um desenvolvimento que atinja toda a população, estes dados e slogan estejam na mesa daqueles que tomam as decisões.

Pois é, os cidadãos deste país têm a responsabilidade de assumir um compromisso activo em prol do desenvolvimento, democracia e participação activa. Como cidadãos, o nosso lugar é o espaço público, esse é o cenário em que todos podemos e devemos participar. Assumir uma cidadania activa passa tanto pela reivindicação e defesa dos direitos alcançados e o compromisso pelo reconhecimento dos que ainda estão pendentes, como por assumir as nossas responsabilidades no trabalho, na rua e no bairro.

O Mosaiko| Instituto para a Cidadania renova o seu compromisso com o desenvolvimento do país, com a reconciliação e com a paz. Uma paz que é fruto da justiça. Trabalhemos todos juntos por uma Angola melhor

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito