A Associação Mulher Raiz da Vida realiza durante este mês, uma campanha de sensibilização contra a Covid-19, no distrito do Kalawenda, município do Cazenga.
Em visita de assessoria de 29 de Junho a 3 de Julho, de fortalecimento metodológico e organizacional, através de sessões de capacitação das associadas, o Mosaiko assistiu às mudanças que a associação realizou para dar respostas à comunidade.
A campanha de sensibilização, conforme explicou a coordenadora da Associação Mulher Raiz da Vida, Teresa Zambi, é resultado da constatação da realidade actual do país e do município, o que “forçou” à redefinição de estratégias de intervenção da sua organização.
“A doença não veio para brincar e muita gente acha que não é nada: andam sem máscaras, não há distanciamento, não lavam as mãos. As pessoas ficam por aí concentradas em grupos”, revelou Zambi, mencionando ser esta a situação que motivou a Associação a intervir.
A coordenadora da Associação para a área da saúde, Beatriz André, avançou que a campanha decorre nas ruas do distrito e entre as famílias, no dia 20 e no dia 31 Julho, no mercado informal local. Inclui ainda actividades com a administração local, encontros com a comissão de moradores e administração distrital, para pensar soluções conjuntas para o problema de escassez de água.
Em Maio passado, esta Associação realizou acções de prevenção contra a Covid-19, distribuindo barras de sabão a instituições de ensino, administração local e famílias.
Sobre a Visita de Assessoria
Para Aurora Lázaro, assessora de Grupos Locais de Direitos Humanos do Mosaiko, a visita visou também reforçar os conhecimentos e técnicas sobre a planificação das actividades e avaliar o plano da organização de 2019.
A visita de assessoria foi realizada pelas assessoras do Mosaiko, Aurora Lázaro e Iracelma Mwalundaque, com o apoio da MISEREOR – Organização Episcopal Alemã para Cooperação ao Desenvolvimento.
Juntos por uma Angola melhor!