REGULAMENTO PARA O CONCURSO DE TEATRO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO As alterações climáticas são um fenómeno sentido em todo o mundo, particularmente no hemisfério sul, onde a seca, desflorestação provocadas pelo abate indiscriminado de árvores, a poluição...

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO

  1. CONTEXTO

As alterações climáticas são um fenómeno sentido em todo o mundo, particularmente no hemisfério sul, onde a seca, desflorestação provocadas pelo abate indiscriminado de árvores, a poluição dos rios, o lixo, a proliferação de resíduos plásticos e o consumo desenfreado de bens, colocam a humanidade em risco de extinção, enfrentando cada vez mais problemas de saúde e desafios de habitabilidade no planeta Terra.  A implementar o projeto USAKI: Somos Ambiente, o Mosaiko, em parceria com a FEC, Fundação Fé e Cooperaçãofinanciado pelaDelegação da União Europeia na República de Angola e Camões I.P aderiu à Campanha Internacional #ForOurPlanet (Pelo Nosso Planeta), compreendendo a urgência de sensibilizar cada um e cada uma para os comportamentos individuais que perigam a vida de todos os seres vivos.

No intuito de envolver as comunidades, autoridades e organizações locais, a partir do dia 3 de dezembro haverá múltiplas actividades com enfoque sobre as temáticas ligadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

O Mosaiko – Instituto para a Cidadania, é um Instituto Angolano, sem fins lucrativos, que visa contribuir para uma cultura de Direitos Humanos em Angola. Fundado em 1997, pelos Missionários Dominicanos (Ordem dos Pregadores – Igreja Católica), foi a primeira instituição angolana a assumir, explicitamente, como missão, a promoção dos Direitos Humanos em Angola. Guiado por um forte compromisso social, o Mosaiko tem como objetivo o respeito pela dignidade humana e o desenvolvimento da sociedade angolana, a partir do contributo de todos e de cada um/a.

A Fundação Fé e Cooperação (FEC), instituição com estatuto de utilidade pública, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, reconhecida pelo Ministério Português dos Negócios Estrangeiros e pela União Europeia (UE).

A FEC, instituída pela Igreja Católica em Portugal em 1990, tem como missão: “Promover o desenvolvimento humano integral através da cooperação e solidariedade entre pessoas, comunidades e Igreja”. A FEC realiza a sua missão operando como uma ampla rede de diálogo, mobilização, cooperação e sensibilização entre pessoas, comunidades e Igrejas – em particular dos países lusófonos.

A FEC aposta na advocacia e influência política junto dos decisores políticos, no trabalho em rede com actores locais e internacionais e na recolha de dados que fundamentem as recomendações e propostas que apresenta juntos de decisores. 

Objetivo da campanha

 A campanha #ForOurPlanet desenvolvida pela União Europeia, é uma oportunidade de aumentar a conscientização global e a liderança na preservação ambiental e biodiversidade, bem como a nossa solidariedade da comunidade europeia para com o resto do mundo diante das muitas crises despoletadas pelas mudanças climáticas.

Quem pode apresentar uma proposta? Quem pode candidatar-se?

  1. O concurso é dirigido aos grupos de teatro do município do Moxico e prevê premiar o melhor espetáculo teatral. Uma peça de teatro em que se exploram os excessos e superficialidades, desconstruindo a ideia de que dinheiro é garantia de saúde, bem-estar, plenitude, demonstrando em alternativa, um conceito de bem-estar baseado numa natureza que, entretanto, deixou de existir porque se consome até morrer. Peça teatral que reflita que conservar a natureza é preservar a vida.

Seleção

A seleção do melhor espetáculo teatral será feita em duas fases:

  1. A 1ª fase apresentação das propostas ao Mosaiko (textos da peça de teatro) deverá ser enviada ao email: mosaiko@mosaiko.op.org, até dia 09 de dezembro de 2022.  Receberá um email de confirmação. Só serão contactados os grupos selecionados.
  2. A 2ª fase será a apresentação do espetáculo das peças teatrais ao júri e ao público.
  3. Os grupos de teatro candidatos, devem preparar a peça para participação do concurso. Cada grupo cujo texto for pré-selecionado receberá um apoio de vinte mil kwanzas (20.000,00) para garantir as condições de encenação do espetáculo.
  4. O espetáculo será apresentado ao público, no município do Moxico, em local a designar pelo Mosaiko no dia 22 de dezembro.

Critérios de seleção

  1. Cada concorrente é responsável pela originalidade dos trabalhos garantindo a sua autoria e assumindo toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros, no que diz respeito a direitos de autor e direitos conexos.
  2. Adequação da peça à temática.
  3. O grupo vencedor receberá o seu prémio três dias depois da exibição.
  4. Todos os grupos que receberem valores para a preparação da actividade, deverão apresentar ao Mosaiko, um relatório de prestação de contas do valor recebido, com todos os comprovativos e faturas legalmente aceite.  

Prémios

  1. Será atribuído o prémio a um único grupo vencedor no valor de 75.000.00.

b)  O valor do prémio inclui impostos, à taxa em vigor;

c) O valor do prémio será entregue contra recibo, emitido a partir do site da AGT ou outra plataforma válida contabilisticamente, em nome do grupo vencedor.

  • Os actores e actrizes dos trabalhos premiados deverão entregar ao Mosaiko uma versão escrita do trabalho final, cumprindo os requisitos de visibilidade do projeto.
  • As peças criadas serão apresentadas sempre que o Mosaiko considere necessário em outros eventos sem colocar em causa os direitos autorais dos actores e atrizes.

Observação: Ao participar no concurso, cada concorrente declara conhecer e aceitar o presente regulamento.

 Disposições finais

Todas as dúvidas, omissões ou reclamações resultantes da aplicação deste regulamento serão esclarecidas e resolvidas pelo Mosaiko | Instituto para a Cidadania.

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito