A nossa missão é salvar vidas!

Dia Internacional do Enfermeiro

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, que por sua vez instituiu a efeméride, em 1974, para assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, a 12 de Maio, considerada fundadora da enfermagem moderna.
Para comemorar a data decorrem várias actividades, entre elas:  campanhas de sensibilização apelando a um estilo de vida saudável, simpósios e conferências com vista à análise de vários aspectos da profissão, assim como à identificação de novas perspectivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros.
A data visa também homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem, na prestação de cuidados de saúde à população em geral, que, entretanto, é um direito de cada cidadão.
A Constituição de Angola (CRA), no seu artigo nº 21º, evidencia que constituem tarefas fundamentais do Estado efectuar investimentos estratégicos massivos e permanentes no capital humano, com destaque para o desenvolvimento integral da saúde. Para garantir o direito à assistência médica e sanitária incumbe ao estado desenvolver e assegurar a funcionalidade de um serviço de saúde de todo o território nacional.
Para tal, a aposta na formação dos profissionais da saúde, sobretudo dos enfermeiros, é primordial para a realização do direito à saúde, como prevê a CRA no seu artigo nº 77º.
A nossa missão é salvar vidas!
A missão de cada enfermeiro é salvar vidas. Sim, mas todos nós devemos fazer a nossa parte e cuidar do bem-estar das pessoas que padecem ou não de uma determinada enfermidade, assistindo-as quando necessário. Só assim alcançaremos um mundo melhor, a paz e o amor que todos almejamos.

Por uma Angola melhor!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito