Mosaiko realiza visita ao grupo de Direitos Humanos do Quela

A visita teve o apoio da FEC e contou com a presença de 16 pessoas.

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania realizou, a 25 de Maio, uma visita de assessoria ao Grupo de Direitos Humanos do Quela.

Entre os principais objectivos das visitas destacam-se a análise do ponto de situação do grupo, a apresentação dos novos membros dos grupos bem como as suas motivações e expectativas, a verificação dos livros de registo e dos principais casos de resolução de conflitos acompanhados pelos grupos e a análise do seminário facilitado pelo Mosaiko entre os dias 22 e 24 de Maio no município do Quela, província de Malanje.

A visita teve o apoio da Fundação Fé e Cooperação e contou com a presença de 11 membros do Grupo de Direitos Humanos e cinco (5) membros da Comissão de Justiça e Paz, fazendo um total de 16 participantes, dentre os quais duas (2) mulheres e 14 homens.

O Grupo de Direitos Humanos surgiu em 2016 com 2 membros e actualmente conta com 20 membros activos.

O coordenador do grupo Filipe Muhongo diz que o grupo teve um avanço considerável desde a sua fundação até ao momento. “Anteriormente as pessoas não estavam muito interessadas no nosso trabalho, mas agora até somos convidados a participar das actividades dos titulares municipais”, afirmou.

O Grupo de Direitos Humanos do Quela tem trabalhado junto das populações, organizando formações sobre Direitos Humanos e acompanhando casos de violação destes direitos.

Na visita de assessoria, a equipa do Mosaiko esteve constituída pelo assessor dos Grupos Locais de Direitos Humanos Agostinho Lumati, pela Coordenadora da biblioteca Cecília Prudêncio e pela jornalista estagiária Carla de Oliveira.

Por uma Angola melhor!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito