Mosaiko facilita formação sobre Direitos Humanos e Cidadania no Quela

O seminário teve a presença de 61 pessoas, sendo 7 mulheres e 54 homens.

A Análise da realidade, direitos civis, políticos, sociais económicos e culturais, desenvolvimento e desigualdades e a aplicação do jogo dos Direitos Humanos, foram os temas que o Mosaiko | Instituto para a Cidadania esteve a facilitar entre os dias 22 a 24 de Maio no município do Quela, Província de Malanje.

O Seminário foi facilitado pelo assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos (GLDH) Agostinho Lumati e pela coordenadora da Biblioteca, irmã Cecília Prudêncio, com a presença de 61 pessoas, sendo 7 mulheres e 54 homens, dentre representantes do Comando Provincial da Polícia, da administração municipal a professores, pastores, catequistas e estudantes.

Para a estudante do ensino médio, Amélia Alfredo, um dos momentos marcantes da formação foi a aplicação do Jogo Didáctico: “Uma viagem pelos Direitos Humanos”. Amélia comenta que a combinação dos artigos representados em imagens no mapa de Angola, ajuda a memorizar não só os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), como também as Províncias do País. “O jogo é muito divertido e ao mesmo tempo ajuda a aprender com mais vontade”, afirma a estudante.

Um olhar sobre os Direitos Humanos no Quela

O assessor de GLDH Agostinho Lumati fez uma breve introdução sobre a história dos Direitos Humanos. A partir deste contexto foi possível identificar as principais instituições em Angola que defendem os direitos das pessoas, dentre as quais destacam-se: o Ministério Público, a polícia, o tribunal, entre outras.

Os participantes também puderam fazer uma análise da realidade local e reconheceram alguns dos direitos mais violados no município, tais como: o Direito à educação, à saúde, à segurança, à vida e ao trabalho. Do mesmo modo identificaram algumas instituições como a polícia, a própria família e algumas instituições públicas, que, segundo os participantes, são as que mais violam os Direitos Humanos naquela localidade.

No final do encontro, os participantes fizeram uma avaliação dos três dias de formação, encorajaram o trabalho do Mosaiko e agradeceram pela interacção entre os formadores e participantes. Para o estagiário em educação, Emanuel Balanga, foi um privilégio ter participado deste seminário, “pude aprender mais sobre os Direitos Humanos, assim sinto-me capaz de defendê-los com mais propriedade” afirmou.

Sobre o Projecto

Com o objectivo de capacitar os líderes comunitários em matérias de Direitos Humanos e Cidadania, esta formação teve o apoio da Fundação Fé e Cooperação (FEC), Instituto Camões e da Misereor, e faz parte do Projecto denominado: “Educação em Direitos Humanos”.

No Quela este encontro foi organizado pelo grupo de Direitos Humanos e pela Associação Justiça e Paz.

A equipa do Mosaiko esteve constituída pelo assessor de GLDH, Agostinho Lumati, a coordenadora da Biblioteca, irmã Cecília Prudêncio e pela jornalista estagiária Carla de Oliveira.

Por uma Angola melhor!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito