Mosaiko realiza Seminário de Formação sobre Biblioteca Escolar

“Penso que, com esta formação, daqui em diante será diferente”

Mosaiko realiza Seminário de Formação sobre Biblioteca Escolar

“Penso que, com esta formação, daqui em diante será diferente”

disse o estudante Carlos Kiala, no final da formação sobre Biblioteca Escolar, organizado pela Biblioteca Mosaiko, entre os dias 25 e 29 de Junho.

A formação contou com a presença de 21 participantes e a facilitação da coordenadora da Biblioteca irmã Cecilia Prudencio, o bibliotecário Avelino Calipa, a doutoranda em Ciência da Literatura Miriane Peregrino e o professor doutor em Ciência da Literatura Manuel Muanza e o especialista em biblioteca frei António Jacob.

O seminário teve como objectivo facilitar ferramentas aos responsáveis de escolas e de bibliotecas, professores e interessados sobre como criar e gerir uma biblioteca escolar e sobre metodologias de promoção do hábito de leitura aos estudantes.

Durante os cinco dias da formação, os participantes abordaram sobre o que é, quais são a finalidades e como funciona a biblioteca escolar, a promoção do hábito de leitura, como se realiza a roda de leitura, as funções e responsabilidades do bibliotecário e outros assuntos relacionados com a educação, bibliotecas e o funcionamento das escolas.

A consultora educacional Maria do Céu Machado destacou a discussão sobre a realização da roda de leitura e a promoção do hábito de leitura. A participante sugeriu que houvesse mais iniciativas de formação do género para permitir que mais pessoas participem e aprendam sobre a biblioteca e o hábito de leitura.

Questionado sobre o seu desafio depois de ter concluído a formação, o estudante Carlos Kiala disse: “Vou passar aos outros os conhecimentos que aqui aprendi de modo que façamos da biblioteca um lugar de verdadeira aprendizagem”.

A coordenadora da Biblioteca Mosaiko irmã Cecilia Prudencio disse que a formação permitiu, para os estudantes, adquirir ferramentas para melhorar o hábito de leitura e, para os professores e gestores de escolas, criar estratégias para a criação de bibliotecas nas suas instituições de ensino.

“Os participantes aprenderam também sobre a importância das bibliotecas escolares, apesar de não ser, como se observa, uma das grandes apostas do Estado no sector da educação”, afirmou a irmã Cecilia Prudencio.

Apoio: Misereor, FEC | Fundação Fé e Cooperação e o Instituto Camões.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito