Mosaiko realiza 3ª edição da Roda de Leitura

O evento foi dirigido a 39 estudantes da 6ª classe da Escola Primária 5008.

Roda da Leitura 2018

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania, em parceria com a Fundação Arte e Cultura, realizou nesta quinta-feira, 20 de Junho, a 3ª edição da Roda de Leitura, no Jango do Mosaiko.

O evento foi dirigido a 39 estudantes da 6ª classe da Escola Primária 5008, localizada no município de Viana, na Estalagem.

Os participantes foram crianças com idades compreendidas entre 10 a 14 anos de idade, que reflectiram os assuntos ligados ao respeito pelo outro, a importância da partilha e de ajudar aos outros, através conto popular “O Rei Leão”, adapatado pelo jovem Fernando Carlos, da Fundação Arte e Cultura.

A apresentação do conto foi acompanhada de representações, em teatro, por alguns integrantes da Fundação Arte e Cultura, o que “tornou a estória mais entretida e significante para as crianças”, disse Fernando Carlos que, durante o encontro com as crianças, apelou-as a “fazer o bem para que o mal não tenha espaço”.

O jovem facilitador do encontro disse ter a Roda de Leitura uma “grande” importância para educação das crianças e para a promoção do hábito de leitura. “O que é dito é compreendido muito mais rápido do que o que é escrito”, referiu quando falava em entrevista sobre a implementação da dinámica de representação teatral durante a apresentação do conto popular “O Rei Leão”.

O professor da Primária e responsável por acompanhar os alunos na actividade, Salvador António, destacou a parceria que a sua instituição tem com o Mosaiko, através da Biblioteca.

“Hoje os estudantes leem muito pouco. Por isso estas actividades motivam as crianças a ter um amor pela leitura”, disse o professor Salvador António, que revelou: “Às vezes, os nossos alunos limitam-se a ler os livros do curriculum da classe; já este evento incentiva a ter uma visão alargada da cultura, ciência e religião”.

Com 11 anos de idade, a estudante Domingas dos Santos disse que gostou da actividade e destacou o momento em que “o Rei Leão pediu a ajuda dos outros para se curar”.  “Aprendi que devemos ajudar os outros e também aprendi as canções”, disse a estudante da 6ª classe.

E o estudante Damião Manuel afirmou que esta Roda de Leitura lhe ajudou a compreender o significado da ajuda. “A Roda de Leitura me ensinou que, mesmo não conhecendo a pessoa, eu tenho que ajudar”, contou o menino de 14 anos que disse estar a levar consigo o compromisso de compartilhar com os outros colegas e amigos o que aprendeu durante a actividade.

Por uma Angola melhor!

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito