Mosaiko participa no Encontro sobre a Protecção da Criança de Rua

A actividade surge no âmbito do Projecto “Vamos Juntos

Protecção da criança

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania participou na manhã desta Sexta-feira, 22 de Junho, no encontro sobre o Fortalecimento do Grupo Temático de Proteção a Criança de Rua na cidade de Luanda.

O evento decorreu no Salão Cunene 2000, em Luanda, e foi realizado pelo Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS Angola), em parceria com o Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), Samu Social Internacional e os Salesianos de Dom Bosco em Angola, com o financiamento da União Europeia e da Conferência Internacional Italiana.

A actividade surge no âmbito do Projecto “Vamos Juntos – Acções integradas de participação e inclusão das Organizações da Sociedade Civil e Titulares de Direitos nas políticas de promoção e protecção das Crianças em Angola” e teve como objectivo oferecer um espaço de discussão para Autoridades Locais e Organizações da Sociedade Civil que trabalham na protecção da criança, fortalecendo a integração e participação dos mesmos na Rede de Protecção das crianças de rua.

No discurso de abertura, o representante do VIS Angola, Riccardo Mulas, disse que o projecto serve para promover trocas de experiência entre organizações ligadas ao assunto das crianças, visando o fortalecimento, a criação e concretização dos seus trabalhos nesta temática.

A Psicóloga Clínica Bernadeth Silva, do Lar de infância Kuzola, afirma ser positiva a iniciativa do VIS em abordar aspectos relacionados com as crianças que cada vez mais padecem de atenção, entretanto os responsáveis sociais estão cada vez mais a afastar-se deste dever.

“que a proposta não fique só na teoria, mas que se estenda para todos, do contrário estaremos a desestruturar cada vez mais o que é existencial”, afirmou.

Em representação do Mosaiko esteve a jornalista-estagiária Maria Esteves, que considerou produtivo o encontro. “Estas actividades são importantes porque nos ajudam a reflectir sobre a vulnerabilidade das crianças, quando estão fora das suas famílias. O lugar da criança é na família”, concluiu.

O próximo encontro terá lugar no dia 28 de Setembro deste ano.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito