Mosaiko facilita formação sobre o direito à educação na Huíla

A equipa do Mosaiko reflectiu com os participantes sobre o contexto da educação na localidade, os Direitos Humanos e Direito à Educação

O Mosaiko facilitou uma formação sobre o Direito à Educação, de 22 a 24 de Novembro, na comuna do Dongo, município da Jamba Mineira, província da Huíla.

A actividade enquadrou-se no âmbito do projecto Direitos Humanos e Cidadania e foi dirigida aos funcionários públicos, autoridades tradicionais, jovens e líderes comunitários; num total de 74 pessoas, das quais 63 homens e 11 mulheres.

A formação teve como objectivos: dar a conhecer a comunidade a Lei de base da Educação; fazer os participantes reflectir sobre a realidade da educação na localidade; relacionar o Direito à Educação com os Direitos Humanos; e promover a reflexão sobre os papéis dos diferentes agentes educativos.

Durante os três dias, a equipa do Mosaiko reflectiu com os participantes sobre o contexto da educação na localidade, os Direitos Humanos e Direito à Educação, os agentes educativos; o regulamento de escola; a Educação de Adultos; e os Objectivos do Milénio (nº4 – Educação).
Segundo a assessora de direcção Daniela Lima, a visão de fundo da formação é ter uma comunidade mais envolvida com a Educação e com maior capacidade para resolver os problemas ligados a este sector social e gestores escolares com maior conhecimento da Lei.

A equipa facilitadora foi constituída pelo director do Mosaiko frei Júlio Candeeiro, a assessora de direcção Daniela Lima e o assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos, Filipe Pedro.

A actividade foi organizada pelo Sub-núcleo de Direitos Humanos do Dongo e teve o apoio da Misereor e da Fundação Fé e Cooperação (FEC).

Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito