É Difícil Ser Mulher

É a conclusão a que chegou a Consultora de questões de género e membro da ASSOGE, Delma Monteiro, enquanto facilitadora do Cidadania em Debate, no último sábado, 9 de Março,...

É a conclusão a que chegou a Consultora de questões de género e membro da ASSOGE, Delma Monteiro, enquanto facilitadora do Cidadania em Debate, no último sábado, 9 de Março, no Jango do Mosaiko | Instituto para a Cidadania, sob o tema “O Que é Ser Mulher (Vale a Pena Ser Mulher?)”.

Começando por ouvir dos presentes os conceitos e percepções do que era ser mulher, qualidades e adjectivos, cujas respostas se resumiam no exercício das funções da maternidade, venda, tarefas e cuidados domésticos para o benefício dos outros, Delma Monteiro falou e apresentou dinâmicas que levaram à desconstrução de pensamentos machistas e do sistema patriarcal, muitas vezes justificados por padrões culturais e/ou religiosos que, mesmo quando não se conhecem os contextos de onde surgem.

O debate serviu, também, para reflectir sobre as expectativas e pressões com que a mulher se debate no dia-a-dia, ligadas aos padrões de beleza, políticas públicas e programas que limitam o acesso das mulheres aos diversos campos sociais e não permitem a apresentação da sua perspectiva sobre os assuntos políticos, culturais, científicos, de género e sobre a sociedade no geral, bem como, o acesso ao mercado de trabalho, criando um ambiente propício para a injustiça social contra a mulher, apesar dos esforços e imposições para salvaguardar a igualdade de oportunidades.

“A cobrança é sobre nós, em relação a nós. Mas as expectativas, julgamentos e decisões sobre nós mulheres são feitos pelos outros, apesar de a mulher não ter a obrigação de satisfazer a ninguém, além de si mesma”, disse a moderadora, deixando como conclusão, por respeito a cada uma, a reflexão de responder a si mesmas se “Vale a Pena Ser Mulher”.

O Cidadania em Debate contou com a presença de mulheres e homens, adolescentes e jovens e movimentos religiosos, dentre outros.

Apoio: MISEREOR

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito