Dia Nacional do Ambiente

O respeito pelo Meio Ambiente é um dever de todos!

Não herdamos a terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos.” (Provérbio popular).

 

31 de Janeiro é o Dia Nacional do Ambiente, infelizmente uma data que consideramos não ser comemorativa por causa do teor das abordagens, pois os assuntos giram à volta dos danos que os seres humanos tem causado à Natureza.

O momento é para mais uma vez refletirmos sobre o estado actual do nosso ambiente e o  futuro do mesmo.

A efeméride, de âmbito nacional, foi instituída com base na realização da Semana de Conservação da Natureza, realizada em Luanda, em 1976, com objectivo principal de reforçar os alertas aos diferentes sectores para a necessidade de se adoptarem padrões de vida sustentáveis, que promovam uma gestão equilibrada dos recursos naturais. Estiveram presentes nesse encontro delegações provenientes de Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.

Esse dia serve para refletirmos sobre a nossa relação com a natureza, uma vez que um dos maiores desafios da humanidade é a sua manutenção e crescimento sem comprometer de formas irreversíveis e significativas os recursos naturais, cada vez mais escassos e limitados, existentes no nosso país.

A questão ambiental é muito mais complexa do que imaginamos. No meio ambiente estão inseridas e interligadas questões sociais e económicas. O respeito pelo meio ambiente é um dever de todos, e é a única forma de conseguirmos os avanços que tanto desejamos na nossa economia, sociedade e famílias.

O marco lógico dessa data mostra-nos o lado humano das questões ambientais, capacitar as pessoas para serem agentes activos do desenvolvimento sustentável, promover a compreensão de todos sobre a necessidade da mudança de atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais e firmar parcerias para garantir que as próximas gerações desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito