Democracia e Eleições

Líderes do Cazengo participam de capacitação sobre Educação Cívica Eleitoral

DEMOCRACIA E ELEIÇÕES

Consciencializar as pessoas sobre como intervir no processo eleitoral,  foi um dos objectivos do seminário de formação, que o Mosaiko | Instituto para a Cidadania realizou de  8 a 10 de Maio, no município do Cazengo, província do Kuanza-Norte.

O encontro reuniu cerca de 65 participantes entre os quais estavam professores, autoridades tradicionais, funcionários públicos, efectivos das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional, Serviço de Migração Estrangeira, funcionários da Comissão Nacional Eleitoral do Governo Provincial, da Administração Municipal, entidades religiosas, militantes de Partidos Políticos, estudantes e jornalistas.

Esta actividade formativa foi promovida pela Sub-Comissão Mista de Direitos Humanos do Cazengo e teve como objectivos principais: Motivar os cidadãos a participarem no processo eleitoral; melhorar o nível de conhecimento dos moradores e líderes locais sobre a Educação Cívica Eleitoral, Democracia e Eleições.
No decorrer do encontro do encontro os participantes fizeram uma análise do contexto eleitoral a partir da realidade do seu município, debateram sobre as formas de organização política, o Estado de Democrático de direito, e a conduta dos agentes eleitorais durante o processo eleitoral.

No fim, os participantes motivaram-se a multiplicar os conteúdos adquiridos na formação, por meio de palestras e debates com outros agentes eleitorais das comunidades e instituições a que pertencem.

O encerramento foi feito pelo presidente da Comissão Mista de Direitos Humanos do Kuanza Norte com a presença dos órgãos de imprensa local.

Este seminário de formação teve o apoio da União Europeia e da Embaixada dos Países Baixos.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito