África o Continente Berço da Humanidade

A visão da União Africana é o de: Uma África integrada, próspera e pacífica

União Africana

25 de Maio

Estamos todos a viver o Mês de África, Foi há 25 de Maio de 1963, que 32 Chefes de Estado africanos decidiram criar a OUA (Organização de Unidade Africana), com o objectivo de libertar o continente da dominação estrangeira.

Entretanto, a 12 Julho de 2002, em Durban, o último presidente da OUA, o sul-africano Thabo Mbeki, proclamou solenemente a dissolução da organização e o nascimento da União Africana, como necessidade de se fazer face aos desafios com que o continente se defronta, perante as mudanças sociais, económicas e políticas que se operam no mundo.

Mas se manteve a comemoração do Dia de África a 25 de Maio, para lembrar o ponto de partida, a trajectória e o que resta para se chegar à meta de uma África unida e forte,capaz de concretizar os sonhos de Liberdade, Igualdade, Justiça e Dignidade dos fundadores.

África tem aproximadamente 30,27 milhões de quilómetros quadrados, ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente, 800 milhões de habitantes. Basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habita no meio rural, enquanto somente 37 % mora em cidades. No geral, é um continente que apresenta baixos índices de desenvolvimento económico.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito