O Voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário, sem fins lucrativos realizado por pessoas, entidades públicas ou privadas no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e das comunidades,
O Serviço voluntário pode ter vários objectivos, são eles:cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.
Ao contrário do que pode parecer, o trabalho voluntário deve ser exercido de forma séria e comprometida. Necessita muitas vezes de especialização e profissionalismo assim como de auxílio de profissionais formados em diversas áreas. Mas, o voluntariado necessita acima de tudo de pessoas com habilidades e boa vontade de participar e ajudar a construir um mundo melhor para todos.
Para que se exerça um voluntariado forte é necessário ter em especial atenção os aspectos inerentes a uma actividade desinteressada, e cuja prática da mesma, não é passível de remuneração por parte da entidade a quem se presta o trabalho.
Voluntariado constitui uma via de mão dupla: o voluntário dá e recebe. Ele dá tempo e talento, mas recebe o contacto humano, a convivência com pessoas diferentes, oportunidades de viver situações e experiências novas, aprender coisas novas, além da satisfação de se sentir útil.
No voluntariado saímos todos a ganhar: voluntários, os grupos atendidos pelo trabalho voluntário e a própria comunidade.