Seminário sobre Cidadania e Direitos Humanos para o movimento juvenil da Igreja metodista Unida

Quase 50 jovens assistem ao seminário sobre cidadania e direitos humanos, orientado em Viana pelo MOSAIKO | Instituto para a Cidadania.

Regedoria de Viana, Igreja Metodista Unida, Viana, Luanda

O Projecto Ovelhas Congregadas, movimento juvenil do Distrito Kwanza Bengo, da Igreja Metodista Unida, organizou o I Seminário sobre Cidadania e Direitos Humanos, orientado pelo MOSAIKO | Instituto para a Cidadania, nos passados dias 13 a 17 de Agosto, na Regedoria de Viana.

Participaram no Seminário representantes do Zango, Cazenga, bairro Popular e bairro do Golfe, perfazendo um total de 43 jovens, de entre os quais 30 homens e 13 mulheres.

O primeiro dia foi marcado com o discurso de abertura, proferido pelo director distrital da Juventude do Kwanza Bengo, e com o levantamento das reais preocupações e expectativas dos participantes em relação à temática «Cidadania e Direitos Humanos».

Durante os cinco dias houve uma grande participação dos jovens no debate, onde foram abordados os seguintes temas: «Cidadania e Declaração Universal dos Direitos Humanos»; «Direitos Fundamentais à luz da Constituição da República de Angola»; «Direitos Civis e Políticos»; «Direitos Económicos Sociais e Culturais»; «Instituições Defensoras dos Direitos Humanos em Angola».

No último dia, os jovens organizaram (contra todas as previsões) um momento de animação cultural marcado pela recitação de poemas, canções, encenação de um teatro que procurava retratar o que aconteceu durante o seminário e discurso de encerramento. O mesmo foi proferido pelo coordenador do Projecto Ovelhas Congregadas, Rafael Tiago, que solicitou a disponibilidade do MOSAIKO para orientar a Semana da Cidadania que está a ser programada para os Pastores da sua Igreja.

Neste seminário que se espera tenha sido o primeiro de muitos, a equipa participante do MOSAIKO | Instituto para a Cidadania foi constituída por Noé Kinanga (Jurista/ Formador), Feliciano Eduardo (Motorista), Florência Chimuando (Jornalista), Tresor Lundoloka e Barros Manuel (Monitores).

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito