SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM JUSTIÇA E PAZ – DIREITOS HUMANOS NO QUELA

A justiça e paz na DSI

A justiça e paz na DSI

17 a 21 de Outubro 2016

Malange, Quela

À Convite das Irmãs Apostólicas do Coração de Jesus, residentes na missão do Quela, província de Malange, o Mosaiko | Instituto para a Cidadania representado pelo frei Mário Rui e pela irmã Cecília Prudêncio facilitou de 17 a 21 de Outubro do corrente ano, duas acções formativas.

A primeira foi dirigida aos catequistas e aos jovens da missão do Quela e decorreu no período da manhã. Contou com um total de 45 pessoas e neste encontro foram abordados temas como: Justiça e paz – Direitos Humanos nas Sagradas Escrituras; a justiça e paz na Doutrina Social da Igreja; o método Ver, julgar, agir; introdução aos Direitos Humanos. Posteriormente os participantes fizeram um exercício prático e assistiram ao Filme Ser Humano produzido pelo Mosaiko.

No período da tarde, o seminário sobre Direitos Humanos e Cidadania foi dirigido aos finalistas da Escola de Formação de professores de Malange ( salas anexas do Quela) num total de 52 participantes que reflectiram em torno dos Direitos Humanos: introdução, classificação; Direitos civis e políticos: com destaque para os  artigos 7º, 15º, 16ºe 17º ; Direitos económicos, sociais e culturais em destaque artigos 22º,23º,26º, Direitos de terceira geração( artigo 28º).

Para terminar assistiram e fizeram uma reflexão a volta do filme ser Humano.

 

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito