Palestrantes da Semana Teológica Internacional visitam o Mosaiko

A teologia face aos desafios de África hoje

SEMANA TEOLÓGICA INTERNACIONAL

31 de Janeiro 2017

Viana | Estalagem, Luanda

Na manhã desta terça-feira, 31 de Janeiro, o Mosaiko Instituto para a Cidadania recebeu a visita de cinco palestrantes da Semana Teológica Internacional de Luanda (STIL).
Dentre os palestrantes, está o espanhol, teólogo, Andrés Torres Queiruga, que abordará na quinta-feira,2 de fevereiro, o tema: Deus nos criou por amor e no amor: de onde vem o mal que nos aflige na era da interculturalidade?

O teólogo mostrou-se contente de passar alguns dias cá, junto com o povo angolano. Ele também pontuou algumas reflexões que serão discutidas durante a Semana Teológica.
Para Queiruga, quando se trata do mal que existe é preciso compreender que este é um problema humano, produzido no mundo. E para isso, há distintas respostas a serem debatidas constantemente. “Nós pensamos que há mal, porque não se pode evitar, mas Deus é anti-mal”, afirma o teólogo.

Deus é todo cheio de cuidado e amor para connosco, se lemos a bíblia, notamos que Ele aparece sempre preocupado com o ser humano na sua plenitude. “Por isso, temos o dever de criar uma linguagem de esperança. Deus não quer nenhum sofrimento para ninguém”, concluiu.

Sobre a Semana Teológica Internacional de Luanda

A partir do lema A teologia face aos desafios de África hoje, a primeira Semana Teológica Internacional de Luanda, decorre de 1 a 5 de Fevereiro no distrito de Nova Vida, em Luanda, e contará com a presença de 19 teólogos vindos de França, Espanha, Canadá, Portugal, Jerusalém, República Democrática do Congo, Kenya, África do Sul, Tanzânia, Togo, Burundi e a anfitriã, Angola que acolhe o evento.

A abertura decorrerá, logo mais, às 18h30, no Anfiteatro do complexo escolar Frei João Domingos, que se encontra localizado no Convento São Tomás de Aquino.

Um dos objetivos da STIL, segundo Frei Júlio Candeeiro, é promover espaços de estudos e debates teológicos em torno das situações que o continente africano enfrenta. Durante os dias de actividades, os conferencistas apresentarão palestras e reflexões em dois painéis diários, um no período da manhã e outro à tarde.

Este encontro contará com a participação de entidades académicas, pesquisadores nacionais, professores da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Angola (UCAN), presbíteros, religiosas, pastores das Igrejas Cristãs, reitores dos seminários e seminaristas, bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) e interessados.

A partir das temáticas debatidas será produzido um livro, que posteriormente serão replicados para serem refletidos a nível dos seminários arquidiocesanos/diocesanos de Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito