MOSAIKO RESPONDE A SOLICITAÇÕES PARA FACILITAÇÃO DE SEMINÁRIOS SOBRE EDUCAÇÃO CÍVICA ELEITORAL

Instituições solicitam formação sobre democracia e eleições

Grupos Locais de Direitos Humanos

Num período em que se aproximam as eleições gerais de 2017, o Mosaiko tem vindo a facilitar seminários de formação sobre Educação Cívica Eleitoral em várias províncias do País, a convite dos Grupos Locais de Direitos Humanos, a fim de capacitar os cidadãos em matéria de democracia e eleições para a concretização de eleições pacíficas e votação consciente no dia 23 de Agosto próximo.

Para além destes que fazem parte do projecto que começou no mês de Fevereiro último e termina neste mês de Julho, apoiado pela União Europeia, Fundação Fé e Cooperação, Embaixada do Reino dos países Baixos e Instituto Camões, várias outras organizações têm solicitado ao Mosaiko seminários de formação à volta do mesmo tema: Educação Cívica Eleitoral.

A convite da associação Ame Naame Omunu (ANO), a equipa do Mosaiko, constituída pelo director administrativo Frei Mário Rui e a coordenadora da Biblioteca Mosaiko Irmã Cecilia Prudencio, facilitou o seminário, entre os dias 21 e 24 de Junho, aos funcionários públicos, autoridades tradicionais, líderes comunitários e religiosos da província do Cunene.

Nos dias 1 e 15 de Julho, a mesma equipa do Mosaiko esteve na Escola Santa Marta, município do Cazenga, onde facilitou o seminário aos professores e outros funcionários da instituição.

No dia 4 deste mês, o frei Mário Rui e a irmã Cecilia Prudencio foram à Diocese de Caxito onde facilitaram o seminário aos missionários e missionárias daquela Diocese. Neste encontro, a equipa do Mosaiko reflectiu com os participantes sobre o processo eleitoral, com destaque para o contributo dos missionários e missionárias para a promoção de uma cidadania mais activa, tal como diz a irmã Cecilia Prudencio.

Nos dias 2 e 16 de Julho, a equipa constituída pelo director-geral do Mosaiko Frei Júlio Candeeiro e irmã Cecilia Prudencio esteve reunida com as mulheres da PROMAICA da Paróquia do Verbo Divino, em Viana, onde facilitou o seminário sobre Educação Cívica Eleitoral, com ênfase para o compromisso político dos cristãos.

Ainda no âmbito das solicitações para a facilitação de seminários que o Mosaiko tem vindo a receber, uma equipa constituída pela irmã Cecilia Prudencio e António Gonga vai facilitar um seminário de formação, nos dias 19 e 20 deste mês, na Escola Santa Madalena sobre o tema: a escola como oficina de democracia.

O interesse de reflectir sobre democracia é que, mesmo não sendo o sistema de organização social perfeito, é pelo menos o melhor no momento para o nosso país, afirma a irmã Cecilia Prudencio.

Mosaiko 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito