MOSAIKO RECEBE VISITA DE ALTOS FUNCIONÁRIOS DA EMBAIXADA ALEMÃ EM ANGOLA

Dia 6 de Novembro, altos funcionários da Embaixada da Alemanha, sedeada em Angola, visitam as instalações do Mosaiko | Instituto para a Cidadania.

FUNCIONÁRIOS DA EMBAIXADA ALEMÃ

06/11/12

Viana, Luanda

Dia 6 de Novembro, altos funcionários da Embaixada da Alemanha, sedeada em Angola, visitam as instalações do Mosaiko | Instituto para a Cidadania.

Durante a visita, Lena Viebrock (Primeira Secretária das áreas de Comunicação, Direitos Humanos, Imprensa e Cultura) e Christian Gruttke (representante das secções Consular, Imprensa, Direitos Humanos, Cultura e Cooperação Económica), tiveram a oportunidade de ver de perto os diferentes departamentos de trabalho do MOSAIKO, tomando conhecimento das suas dinâmicas e modus operandi.

A visita foi conduzida pelos freis Mário Rui Marçal (Director Administrativo do MOSAIKO) e Luís de França (Director-geral Adjunto).

Em entrevista cedida ao programa Construindo Cidadania, produzido pelo MOSAIKO, e emitido ao sábado na Rádio Ecclésia, os funcionários da referida representação diplomática, reconheceram o mérito do trabalho desenvolvido pelo Instituto.

Lena Viebrock confessa que se encontra em Angola, há quatro meses, e já conhece o MOSAIKO por via das suas publicações, adiantando que «a Embaixada apoiava os trabalhos do MOSAIKO, como constatamos nos portfólios. Lemos as publicações do MOSAIKO e fomos convidados a participar nas suas actividades e foi assim que começamos a conhecer melhor o trabalho do Instituto».

Para Christian Gruttke, a melhor impressão advém de «um trabalho que não acontece só em Luanda, acontece no resto do País e isso é muito bom».

Durante a visita aos vários departamentos e áreas de trabalho do MOSAIKO, Lena Viebrock refere o que mais lhe chama atenção, dizendo que «é impressionante a Biblioteca; não sabia que havia uma biblioteca e, como disse o Frei Mário, é uma das maiores de Angola no que concerne a Ciências Humanas. Outra parte que me captou foi a infra-estrutura dos ‘media’ que resulta no facto das publicações serem bastante profissionais». Christian Gruttke, comenta: «Acho óptimo ver como a equipa trabalha com alegria. É, realmente, impressionante».

Quando questionada sobre os objectivos relacionados com os projectos sociais da Embaixada, Lena Viebrock diz que «não há prioridades; é sempre problemático dar prioridade a um direito em detrimento de outros. Dependendo do país, uma das áreas que gostamos de apoiar é a igualdade de género. Mas, no caso do MOSAIKO, o direito de acesso à justiça é um direito básico que gostamos de apoiar».

No final da entrevista, Lena Viebrock, não deixa de fazer uma avaliação da situação dos Direitos Humanos em Angola, considerando que «o perigo para os Direitos Humanos prevalecerem em Angola é a sua situação social, que tem justificações no facto do País ter saído recentemente da guerra. Por isso, Angola apresenta um défice na protecção dos Direitos Humanos que estão a melhorar – como a mortalidade infantil. Mas, há situações preocupantes para o governo e para as pessoas que vivem essa realidade». E termina, acrescentando que «é um processo e tem de se trabalhar para melhorar».

No que respeita à cooperação e apoio ao trabalho do MOSAIKO, a Primeira Secretária alemã garante que «a Embaixada vai continuar a colaborar. Depois de ver o filme Ser Humano, o MOSAIKO merece ser apoiado nas formações das províncias».

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito