Mosaiko realiza visita de Assesoria ao Grupo Local de Direitos Humanos de Uige

Objectivo:identificar as debilidades existentes a nível de organização, metodologia e administração dos grupos.

A associação Verdade Justiça e Paz do Uíge e a Cáritas diocesana da mesma província receberam nos dia 30 de Setembro e 01 de Outubro, a visita da equipa do Mosaiko, constituída pela coordenadora do departamento Djamila Ferreira, a advogada estagiária Elsa Teixeira, o técnico media André Cupessala, o voluntário Alexandre Martins e o Osvaldo Tomás que apoiou na logística.

O encontro teve como objectivo identificar as debilidades existentes a nível de organização, metodologia e administração dos grupos.

A actividade foi realizada em dois períodos. No período da manhã, a equipa trabalhou com 5 membros da associação Verdade Justiça e Paz , com o qual e através de dinâmicas de metodologias participativas, analisou a organização interna do grupo e produziu uma ficha de caracterização do mesmo para se adequar ao plano de assessoria, a fim de responder as reais necessidades do grupo. Dentre as várias actividades realizadas pela associação ao longo deste ano, destacam-se a sensibilização realizada porta a porta durante o período eleitoral sobre a importância do voto e a entrevista concedida VOA (voz da América) para falar de questões relacionadas com o direito à circulação.

No período da tarde, o encontro foi com a Cáritas diocesana. Aqui o assunto centrou-se mais sobre os Direitos Humanos como missão, conceitos de Paz e Justiça com objectivo de ajudar o grupo a dar os primeiros passos para a constituição de um grupo de Direitos Humanos

Esta visita enquadra-se no projecto da União Europeia

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito