Mosaiko realiza a 2ª edição da Roda de Leitura

A actividade aconteceu no jango do Mosaiko e contou com a presença de estudantes, professores e amigos do Mosaiko

O Mosaiko | Instituto para a Cidadania realizou, no dia 15 de Fevereiro, a 2ª edição da Roda de Leitura.

O encontro aconteceu no jango do Mosaiko e contou a presença de 30 pessoas, entre estudantes do Ensino Médio da Escola Teresiana, professores e amigos do Mosaiko.

A Roda de Leitura foi facilitada pela professora Miriane Peregrino, brasileira que tem dirigido, no seu país, um projecto denominado “Roda de Leitura: Carolina Maria de Jesus”.

Esta edição teve como base extractos das obras de Carolina Maria de Jesus: Quarto de Despejo e Casa de Alvenaria, em que narra várias situações da realidade vivida pela escritora no seu país, desde políticas, económicas e sociais.

Os participantes da Roda de Leitura relacionaram os problemas da realidade brasileira dos meados do século passado, descrita nas obras de Carolina de Jesus, com as situações que Angola vivencia actualmente, como: o acesso à terra, as liberdades, a fome, os conflitos familiares, a educação e o êxodo para as grandes cidades.

“A Roda de Leitura foi muito boa. Incentivou-me a ler mais e agora estou interessada em escrever também”, revelou, no final da actividade, a estudante Náuria Cassoma.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito