Mosaiko participa na Conferência sobre a Liderança na UCAN

A ética empresarial é uma questão organizacional

A convite da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica de Angola (UCAN), o director administrativo do Mosaiko, Frei Mário Rui, participou na Conferência sobre tema: da liderança tóxica à liderança para o bem comum nas organizações angolanas: uma visão multidisciplinar.

O evento teve lugar no Salão Nobre da UCAN e contou a participação de 53 pessoas. A conferência foi organizada em cinco temas: Liderança Tóxica em Organizações Angolanas: seus efeitos sobre os subordinados, apresentado pela professora doutora Ana Rocha; Liderança Servidora, apresentado pelo professor doutor José Nkosi; Ética Empresarial e Liderança, pelo Frei Mário Rui; e Boas Práticas de Formação e Desenvolvimento da Liderança em Angola, pela directora da organização Bet on People, Cristina Afonso. Fez parte também das apresentações o filme Ted Talk: educando uma nova geração de líderes africanos.

Convidado para falar sobre a Ética Empresarial e Liderança, o director administrativo do Mosaiko, frei Mário Rui, começou por afirmar que as empresas não podem existir para produzir lucros, mas para produzir riquezas e distribuí-las, satisfazendo assim as necessidades das pessoas. Ninguém vai a um restaurante para dar lucros ao proprietário da empresa, mas para satisfazer interesse de comer fora de casa ou pratos não habituais, disse frei Mário.

A finalidade das empresas é antes de mais um fim social, porque toda a empresa é criada para proporcionar bens e serviços em virtude das quais a sua existência se torna legítima ou legitimada, reforçou.

O também professor de Ética Empresarial na UCAN defende que se deve passar de uma ética heterónoma para uma ética autónoma. Em princípio todos nós devíamos ter a oportunidade na vida, principalmente na adolescência, na juventude e depois na vida adulta, de passar desta ética heterónoma (de que a lei está nos mais velhos, nos pais, ou noutras pessoas) para uma ética autónoma (eu faço porque eu acho que devo fazer: o correcto), mesmo que isso não seja o mais agradável para os que me rodeiam, explicou.

Para o frei Mário, a ética não supõe apenas liberdade e responsabilidade. A ética empresarial é uma questão organizacional, tal como a gestão financeira, gestão de venda ou gestão de produção, por isso, suponho que os colaboradores de uma empresa, e as suas lideranças, não precisam apenas de formação técnica, mas também de formação ética, disse.

Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito