Mosaiko participa em Encontro Anual sobre Estratégia Regional para a África Austral

Estratégia Regional para a África Austral

O Mosaiko participou, nos dias 17 e 18 de Novembro, no Encontro Anual sobre Estratégia Regional para a África Austral. O evento foi organizado pela Ajuda da Igreja Norueguesa (NCA) e teve lugar na cidade capital de Moçambique, Maputo.

O encontro reuniu representantes das organizações parceiras da NCA na África Austral; num total de 25 pessoas provenientes de Angola, África do Sul, Botswana, Moçambique, Malawi, Tanzânia, Zimbabwe e Zâmbia. De Angola, pelo Mosaiko, participou a jornalista Deonilde da Graça.

Com o objectivo de definir estratégias, campanhas de mobilização, produção de informações e acções para dar resposta a situação actual do fluxo financeiro ilegal na região, para que haja uma distribuição justa e equitativa de riquezas, os representantes dos sete países partilharam experiências
Por exemplo, o líder religioso muçulmano Adam Judas da Zâmbia disse que no seu país há problemas relacionadas com a fuga de capitais, porque as multinacionais que exploram muitos recursos minerais por lá não pagam impostos. E esta situação é de todo conhecida pelos políticos que no seu entender, são todos cúmplices. Eles sabem o que se está passar na Zâmbia, só não fazem nada porque também ganham com essas coisas dos paraísos fiscais. Há corrupção, os políticos tiram uma cota com isso. Como líder religioso, penso que devíamos agir mais, denunciando, devíamos estar mais preocupados com os nossos irmãos aqui na terra, do que ficar apenas pelo paraíso que ainda não conhecemos, afirma o líder Adam Judas

No final, as organizações comprometeram-se a acudir a situação, através de actividades concretas, como partilhar informações sobre o quanto sai de África com os paraísos fiscais, mobilizar as pessoas, criar petições e convidar líderes de igrejas e crentes a manifestarem-se contra a situação.

Como conclusão, cada país ficou com a responsabilidade de fazer funcionar tudo que foi traçado durante os dois dias de encontro e a NCA-Angola, em parceria com o Mosaiko, comprometeu-se em realizar debates na rádio com especialistas na matéria, realizar um seminário de formação sobre o assunto, apresentar um painel no COTA Angola, fazer uma comunicação sobre o assunto durante a apresentação do APAJ- Relatório de Acesso à Justiça no leste de Angola e falar sobre o assunto numa das edições do Cidadania em Debate.
Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola

Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito