Mosaiko participa da 8ª Conferência Internacional sobre Recursos naturais e actividade mineira

Evento reúne mais de seis mil participantes na África do Sul

RECURSOS NATURAIS E ACTIVIDADE MINEIRA

6-9 Fevereiro de 2017

Teve início na última segunda-feira,6 de Fevereiro, às 9h, no Centro de Convenções Internacional, da Cidade do Cabo (CTICC), na África do Sul, uma das maiores conferências sobre Mineração Africana. O assessor do Mosaiko|Instituto para a Cidadania, Frei Agostinho Lumati, está presente acompanhando as actividades. O encontro encerra nesta quinta-feira, 9 de fevereiro.

O fórum reúne líderes da comunidade de mineração, ambientalistas,delegados representantes de 2.100 empresas nacionais e internacionais, investidores críticos da área da mineração africana, ministros do governo africano, imprensa internacional e outros participantes interessados. O evento tem  como objectivo partilhar ideias sobre o sector de minérios; estimular investimentos na indústria mineira de África.

Frei Agostinho Lumati, explica que a conferência também está a tratar sobre a responsabilidade ambiental, ecológica e social que e as indústrias mineiras locais devem ter para com as pessoas que vivem próximo das terras exploradas. Muitas vezes, essas empresas provocam exploração desenfreada e irracional dos recursos naturais. Isso afeta as pessoas e a natureza, comenta Lumati.

Ele destaca também, que além deste tema, outro ponto de debate tem a ver com os contratos que os governos assinam com as empresas mineiras. Segundo o Frei, os participantes se mostram favorável a ideia de que povo tenha acesso a tais contratos.  É preciso que haja transparência na assinatura destes documentos que envolvem também a vida das pessoas. Pois, as riquezas africanas devem desenvolver e beneficiar primeiro os africanos, conclui Frei Agostinho.

Sobre o evento

Durante os três dias de actividades os conferencistas estão a ter oportunidades de assistir um amplo cronograma de apresentações, painéis e sessões plenárias, e ao mesmo tempo interagir com 400 patrocinadores de 45 delegações do governo africano e não-africano.
Dentre os diversos temas abordados estão: Vícios globais económicos – o que significa para África e a comunidade mineira, o financiamento de infra-estruturas e projectos através de parcerias com empresas estatais; Ouro ETFs, em que medida é o seu crescimento sustentável e o que isso significa para a mineração de ouro e de exploração?; Mineração artesanal e em pequena escala; Otimização financeira e de benefícios, gestão da água, gestão de rejeitos, licença social para operar; Otimização de benefícios socioeconômicos, transição pós-mineração; entre outros.

Sobre o Indaba Mining

O Indaba Mining é um evento promovido pela Alternative Mining Indaba e que realiza anualmente para captar investimento para o sector de minérios dos países do continente africano. Paralela a esta actividade decorre também uma exposição, onde os grandes operadores colocam a disposição o seu potencial nos distintos domínios e procurarão estabelecer parcerias e sobretudo fechar negócios.

A programação completa você pode acessar aqui: https://www.miningindaba.com/ehome/indaba2017/Agenda/

 

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito