Mosaiko forma futuros Educadores de Infância

A formação foi dirigida aos estudantes do curso de Educadores de Infância

Mosaiko forma futuros Educadores de Infância

A Importância da Educação em Direitos Humanos, Introdução aos Direitos Humanos e os Direitos das Crianças, foram os temas abordados na formação sobre Direitos Humanos e Cidadania realizada no Instituto Superior João Paulo II (ISUP JP II), facilitada pelo Mosaiko, em Luanda, de 06 a 10 de Agosto de 2018.

A formação foi dirigida aos estudantes do curso de Educadores de Infância, tendo participado 74 pessoas, dentre as quais 4 homens e 70 mulheres divididos em duas turmas.

Segundo a coordenadora da biblioteca Mosaiko, Cecília Prudêncio, os estudantes acabaram por perceber a relação existente entre os temas e à sua área de formação e que a abordagem dos Direitos Humanos está directamente ligada à história de cada pessoa.

Ondina Ngunza e Cambuanda Cabingano frequentam o primeiro ano do curso e no final, constataram que os temas abordados estão ligados à conduta que se espera de um educador de infância, tanto a nível pessoal quanto profissional, na medida em que o educador de infância organiza e aplica os meios educativos adequados ao desenvolvimento integral da criança.

Para o bibliotecário-adjunto do Mosaiko, Avelino Calipa, é necessário trabalhar com as crianças, que são as mais vulneráveis no seio familiar, mas também há casos em que os próprios adultos não têm capacidade de identificar se os seus direitos estão a ser violados, portanto, não sabem como proceder diante das instituições e defender a criança.

Sobre a Educação de Infância

A educação de primeira infância é um dos 11 compromissos de protecção da criança, assumidos por Angola, durante o III Fórum Nacional sobre a Criança, ocorrido em 2007.

A educação de primeira infância ou educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação de uma pessoa ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário. Fazendo também parte dos 11 compromissos de protecção à criança.

Sobre os formadores

Os facilitadores desta formação foram: no período da tarde, a coordenadora da biblioteca do Mosaiko Cecilia Prudencio, a assessora da direcção Daniela Vieitas, o bibliotecário-adjunto Avelino Calipa e o advogado Hermenegildo Teotónio; já à noite, foram facilitadores a advogada estagiária Francisca Imaculada e o assessor de Grupos Locais de Direitos Humanos Agostinho Lumati.

Sobre o Projecto

A realização desta formação, enquadra-se no projecto Educação em Direitos Humanos e tem como finalidade transmitir aos educadores de infância que o ensino e a aprendizagem dos Direitos Humanos podem ser implementados desde tenra idade.

É apoiado pela FEC- Fundação Fé e Cooperação, pelo Instituto Camões e pela Misereor – Obra Episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a Cooperação ao Desenvolvimento.

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito