Mosaiko facilita Seminário de Formação sobre Direitos Humanos e Cidadania em Benguela

Estudantes do ICRA do Lobito reflectem sobre Direitos Humanos em três dias de formação

15-17 de Agosto

Lobito,

O Mosaiko facilitou, de 15 a 17 de Agosto, um seminário de formação sobre Direitos Humanos e Cidadania no Instituto de Ciências Religiosas de Angola (ICRA), em Benguela.

Participaram no seminário 62 pessoas, dos quais 25 homens e 37 mulheres, entre eles jovens estudantes finalistas do curso Educação Moral e Cívica do ICRA, funcionários públicos, autoridades tradicionais e líderes comunitários.

Durante os três dias de formação, a equipa do Mosaiko, constituída pelo director geral frei Júlio Candeeiro e assessora irmã Joana Janja, reflectiu com os participantes os seguintes temas: a Longa Caminhada Histórica até à DUDH e seu Acolhimento nos Regimes Jurídicos Domésticos; Direitos Civis e Políticos; Direitos Económicos, Sociais e Culturais; as Garantias Fundamentais e Mecanismos de Protecção dos Direitos Humanos.

Segundo a equipa facilitadora, a actividade foi realizada numa altura em que se pretendia capacitar os estudantes finalistas do ICRA em matéria de Direitos Humanos para ajudar a tomar consciência dos reais problemas das comunidades e ajudarem os próprios estudantes a conhecerem os seus direitos e deveres.

No final do encontro, os participantes comprometeram-se em partilhar os conhecimentos apreendidos nas suas comunidades.

O seminário foi organizado pelo ICRA do Lobito e teve o apoio da NA (Embaixada da Holanda).

Mosaiko | 20 anos ao serviço dos Direitos Humanos em Angola

Artigos relacionados
Arquivo
Construindo Cidadania 691 – Ilícito de mera ordenação social, transgressões administrativas e infracção de trânsito